Cursos do Pronatec recebem 3 mil inscrições em 4 dias
15/05/2017
Pessoa vê site da Prefeitura em notebook
A inscrição para os cursos gratuitos continuam até o dia 29 e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura ou telefone 156 Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Em quatro dias, cerca de 3 mil pessoas já se inscreveram para os cursos gratuitos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico), promovidos pela Prefeitura de São José dos Campos. As inscrições foram abertas na última sexta-feira (12) e seguem até o próximo dia 29, devendo ser feitas exclusivamente pela internet ou pelo telefone 156. Os cursos são na modalidade ED (ensino a distância).

O candidato precisa estar ciente que somente a inscrição não garante a matrícula ao curso pretendido. Após a pré-inscrição, os candidatos selecionados pelo Pronatec, por classificação socioeconômica, receberão uma carta do órgão com o código de inscrição, os dados sobre o curso escolhido e o acesso à plataforma do conteúdo das aulas à distância. Somente com recebimento da carta do Pronatec é que o candidato poderá se matricular. As aulas têm previsão de início em junho.

O Pronatec é um programa do governo federal em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.  Os cursos são de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, e são ministrados por instituições de reconhecida competência. Estão sendo oferecidos 16 cursos que terão, cada um, total de 160 horas online.

Pré-inscritos

Os cursos mais procurados nestes primeiros dias de inscrição foram o de inglês básico (618), fotógrafo (488), inspetor de qualidade (411), espanhol básico (290), seguidos por introdução à linguagem de sinais (199), produtor de cerveja (196), editor de vídeo (177), editor de projeção  visual gráfico (113), promotor de vendas (105), agente de resíduos sólidos (70), vendedor (63), eletricista audiovisual (62), locutor apresentador (56), ilustrador (52), agente de microcrédito (52), operador de câmera (44) e ilustrador cênico (17). Informações no site da Prefeitura (Qualifica) ou pela Central 156.