Prefeitura disponibiliza imagens das câmeras à Polícia Civil
15/05/2017
Policiais civis observam imagens de câmeras de monitoramento
O apoio das câmeras de monitoramento ajudará a Delegacia de Investigações Gerais no trabalho de investigações de inquéritos Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos já disponibilizou as imagens das câmeras de monitoramento do COI (Centro de Operações Integradas) à Polícia Civil, na sede da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), no Jardim Satélite, zona sul da cidade.

A estação de trabalho é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Delegacia Seccional de São José. A medida, que integra o movimento São José Unida, coordenada pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, em conjunto com as polícias Civil e Militar, para o reforço à segurança pública, vai contribuir para as investigações de inquéritos.

Um computador foi disponibilizado com o software de monitoramento ligado à rede de câmeras espalhadas por todas as regiões do município. As mesmas imagens do COI estão disponibilizadas na DIG, em tempo real.

Os policiais terão acesso às imagens de equipamentos instalados em vias públicas. As câmeras em prédios públicos, como o Paço, as unidades básicas de saúde e escolas municipais, entre outros, não serão monitorados pela Polícia Civil -- apenas pela Guarda Civil Municipal no COI.

No terminal instalado na DIG, é possível escolher a visualização de até seis câmeras simultaneamente. “Os policiais podem interagir com as câmeras, com giro de 360 graus, podendo ainda gravar as imagens por até 15 dias no próprio equipamento”, explicou o assessor de operação de inteligência do COI, Luiz Félix de Souza Junior.

Uma equipe da DIG recebeu instruções para operar a estação de trabalho na primeira quinzena de maio. “Essa parceria é de grande importância para o trabalho policial. As imagens do COI que vamos receber diariamente é de suma importância para as nossas investigações. Graças à integração, os próprios policiais se sentem mais motivados e o resultado é mais visível”, disse o delegado seccional, José Henrique de Paula.