Curso de empreendedorismo encerra inscrição na quinta-feira
16/05/2017
Allan Silva Cardoso
Allan Silva Cardoso: “Estou buscando crédito e orientação e, conforme for, vou investir em franchising nessa área de estamparia” Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Os interessados em empreender ou buscar orientação para abrir uma empresa têm até esta quinta-feira (18) para se inscrever no curso gratuito Cidadão Empreendedor, que é oferecido pela Prefeitura de São José dos Campos.

Até terça-feira (16), cerca de 230 pessoas já se inscreveram para um total de 100 vagas. A inscrição somente não garante a matrícula, pois são aplicados critérios socioeconômicos para a seleção dos candidatos. As aulas terão início dia 22, no Sesi (Serviço Social da Indústria).

São duas opções para fazer a inscrição: site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br/cursos) ou pela Central 156.

O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes o entendimento do empreendedorismo como opção de carreira e auxiliar na formação das competências mais procuradas pelo mercado de trabalho. A organização do curso ocorre por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Será um curso em três módulos presenciais de 3 horas e o restante (17 horas) a distância, totalizando 26 horas. No dia 29, terá início a etapa da oficina Fluxo de Caixa. Já, em 5 de junho, ocorrerá a oficina Ganhe Mercado. O curso será dividido em três fases.

As três fases do programa serão divididas nos temas: Que Empreendedor Sou Eu e os Desafios para se Abrir um Negócio; na segunda fase, Conhecendo a Gestão – Desenvolvendo as Competências do Profissional do Futuro e, finalmente, uma palestra geral de encerramento.

Allan Silva Cardoso tem o sonho de montar uma estamparia. Como ainda não constituiu empresa, foi orientado pelos técnicos do Sebrae a, primeiramente, participar do curso de empreendedor para ter mais esclarecimentos, e, em seguida, se for o caso, obter a inscrição de microempreendedor individual (MEI). Ele participou no último sábado (6) da 5ª Semana dos Microempreendedores Individuais (MEIs), evento promovido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura. “Estou buscando crédito e orientação e, conforme for, vou investir em franchising nessa área de estamparia”, disse.