Amigos do Coração humaniza atendimento no Hospital Municipal
16/05/2017
Grupo Amigos do Coração e pacientes se reúnem em área do Hospital Municipal
O grupo se reúne semanalmente para oferecer acompanhamento psicológico e orientações gerais aos pacientes em recuperação Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

Pacientes com doenças coronarianas internados no Hospital Municipal de São José dos Campos, mantido pela Prefeitura em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), recebem um importante apoio complementar no auxílio da recuperação.

O grupo Amigos do Coração se reúne semanalmente para oferecer acompanhamento psicológico pelo longo tempo de internação e orientações gerais para recuperação da saúde e adesão aos novos hábitos de vida.

Participam do grupo pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio ou angina instável e que passam por investigação e tratamento coronariano. O grupo, criado por iniciativa das equipes de enfermagem e psicologia do hospital, neste ano já atendeu 108 pacientes nestas condições.

Nadir Osvaldo das Neves, 54 anos, é um deles. Após sofrer um infarto e ficar alguns meses internado no hospital, ele recebeu o convite para participar do grupo. “Foi importante receber informações e conversar com outros pacientes que passaram pela mesma situação que a minha. Isso ajuda a enfrentar a doença.”

Com a orientação dos profissionais, os pacientes também trocam experiências sobre as rotinas diárias e discutem mudanças de hábitos de vida. Segundo o enfermeiro Luiz Gustavo de Paula, um dos idealizadores do projeto, os encontros também promovem a interação entre os pacientes, auxiliando no processo de enfrentamento da internação.

Durante as reuniões, os familiares dos pacientes também são convidados a participar, já que a presença deles é fundamental no processo de enfrentamento e fortalece o doente na adesão ao tratamento e à mudança dos hábitos de vida necessários.

A abordagem também envolve os aspectos alimentares, o processo de hospitalização, as normas e rotinas da instituição. A criação do grupo permitiu ainda discutir melhorias do próprio modelo de atendimento hospitalar. Durante os encontros são colhidas sugestões do pacientes atendidos.