Prefeitura recebe motoristas do Uber para falar da atividade
16/05/2017
Reunião da Prefeitura com motoristas da Uber
Motoristas do Uber durante reunião na Prefeitura nesta terça para falar sobre a regulamentação da atividade em São José Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura recebeu na terça-feira (16) uma comissão de motoristas que atuam como Uber na cidade. O objetivo do encontro foi ouvir as sugestões dos profissionais e esclarecer que a atividade não é proibida em São José, mas ela precisa cumprir o decreto que regulamenta o serviço no município.

O encontro aconteceu no sétimo andar do Paço, com a presença do prefeito e dos secretários de Governança, de Mobilidade Urbana, de vereadores e da comissão.

Antes desse encontro, o grupo esteve na segunda-feira (15) em São Paulo, no escritório da Uber, para reivindicar que a empresa abra um canal de diálogo para atender ao decreto. Foi a primeira vez que eles foram recebidos por representantes da Uber. O encontro teve o apoio da Prefeitura.

Por intermédio dos motoristas, a Uber se comprometeu a se adequar às regras do decreto municipal. E a Prefeitura abriu espaço para ajustar algumas exigências depois que a Uber procurou o município para iniciar o processo de entendimento.

Entre eles, estão a retirada da restrição do credenciamento de motoristas apenas para residentes em São José e identificação de selo móvel nos carros.

Moacyr Santos é um dos integrantes da comissão. Ele está atuando como motorista do aplicativo há quatro meses depois de perder o emprego em uma indústria no final de 2016. “Foi a oportunidade que encontrei para gerar renda. Essa reunião foi extremamente positiva, pois esperava essa conduta da administração, em propor um espaço democrático. É a oportunidade para  ajustar isso da melhor maneira para todos nós”, disse.

Motorista do aplicativo há dois meses, Walid Mohamed é casado, pai de dois filhos e está aguardando o nascimento do terceiro. “O serviço está trazendo benefícios para todo mundo, tanto para quem procurou como meio de trabalho, mas também para a economia da cidade e a empresa. Todas as cidades têm regras. Hoje, se alguém falar que motoristas do Uber não querem seguir regras, isso é mentira. Vai ser melhor”, disse.