Cidade se mobiliza para as atividades do Dia do Desafio
17/05/2017
Grupo de pessoas fazem aquecimento para atividade física
O incentivo à prática de atividade física é o principal objetivo do evento, que será realizado em 20 países do continente americano Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Tradicional evento de repercussão mundial, o Dia do Desafio será disputado pela 21ª vez por São José dos Campos. A competição, que tem caráter de campanha de conscientização, será realizada no dia 31.

Vencedora de 16 edições, São José terá como adversária um município conterrâneo do interior paulista: Piracicaba. O "confronto" foi definido em sorteio na unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jundiaí.

Em 2016, a população joseense foi campeã, derrotando Salamanca, do México, com 50,59% dos cidadãos participantes contra 12,57% do município desafiante. Ao todo, 307 mil joseenses se dispuseram a praticar ao menos 15 minutos de exercícios no dia.

Estimular a atividade física como forma de saúde e bem-estar é o objetivo do Dia do Desafio. Para 2017, a Prefeitura organizará atividades gratuitas de mobilização e incentivo para os munícipes.

Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.

O mundo se mexe

Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras.

Neste ano, 20 países do continente americano entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. Pelo sistema de pontuação, será vencedor o município que levar o maior percentual da população a realizar alguma atividade física.

O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.