Profissionais conhecem projeto que orienta jovens no trânsito
17/05/2017
Equipe durante ação de campanha de trânsito
Equipe de São José teve a oportunidade de conhecer o funcionamento e a estrutura de todas as ações realizadas Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Uma equipe de oito profissionais da Prefeitura de São José dos Campos (representantes das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana), do Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) e Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau) visitaram na tarde desta última terça-feira (16) a Unicamp (Universidade de Campinas) para conhecer o Party (Prevenção do Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude), projeto voltado à conscientização de jovens e adolescentes sobre os riscos das escolhas erradas no trânsito.

Durante a visita, a equipe de São José dos Campos teve a oportunidade de conhecer o funcionamento e a estrutura de todas as ações realizadas, o que auxiliará no desenvolvimento de um novo projeto para o município. O objetivo é implantar o programa em São José no segundo semestre.

Voltado aos estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o programa propõe uma reflexão com os jovens sobre os riscos a que estão sujeitos no trânsito, caso escolhas incorretas sejam feitas. Durante as oficinas, os estudantes assistem as palestras proferidas por médicos, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais e conhecem de perto a realidade de uma vítima de trânsito.

O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto. A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait). A meta é ampliar o programa para todas as regiões do país.

“É muito importante a ampliação do programa Party em outros centros do Brasil e no mundo para estimular a prevenção ao trauma”, afirmou Thiago Calderan, orientador da Liga do Trauma da Unicamp. "Para montar um programa, é essencial que os envolvidos vivenciem esta experiência e respeitem os princípios do projeto”, ressaltou. Ele disse que esse foi o segundo passo. "O primeiro é querer. O terceiro está em firmar parcerias, porque nenhum centro, na situação do Brasil, consegue manter e crescer sem parcerias firmes”, reforçou.

Em São José dos Campos, todos os trabalhos da Prefeitura com foco na redução de acidentes são realizados em parceria com as polícias Militar, Civil, Rodoviária Estadual e Federal e o Corpo de Bombeiros.