Artesãos mirins da Fundhas visitam figureiras de Taubaté
17/05/2017
Artesãos mirins da Fundhas durante atividade
Educadora propôs o desafio para que cada um confeccionasse o pavão, símbolo da cultura paulista, utilizando a argila Foto: Divulgação

Fundhas

Nesta quarta-feira (17), às 14h, 26 alunos, de 8 a 15 anos, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), vão conhecer o trabalho das figureiras de Taubaté, como parte do projeto cultural que está sendo desenvolvido pela unidade Parque Industrial.

Durante as aulas de artes, com a educadora Tânia Geraseev, eles aprenderam sobre o tempo das olarias, o trabalho dos artesãos e o projeto Santo de Casa, em São José dos Campos, que existe para salvaguardar as ações das figureiras.

A educadora propôs o desafio para que cada um confeccionasse o pavão, símbolo da cultura paulista, utilizando a argila.

O resultado foi surpreendente. Pouco a pouco surgiram pavões multicoloridos. Ao final da atividade, crianças e adolescentes haviam produzido 83 peças.

Para a educadora, além da própria lida com o barro, que faz parte da essência do povo da região, do resgate da infância e da capacidade de fabricar brinquedos, os alunos perceberam que são capazes de criar coisas novas, com valor agregado. “Construíram uma figura, que é o símbolo da nossa cultura, e esse processo todo de entender a  arte-educação enriquece muito o aprendizado”, disse Tânia.

Pedro Kaíque de Olivera Dantas, 11 anos, é um dos participantes do projeto e se sente muito feliz porque descobriu uma nova habilidade. Ele está ansioso para ver de perto o  trabalho das figureiras de Taubaté.

Giovanna Camila Silva,12 anos, disse que aprendeu várias coisas sobre a cultura local e achou muito difícil fazer o pavão.
Para Isabela Toledo Nogueira, 13 anos, a atividade foi muito diferente e, além de aprender a técnica da argila, gostou muito do conteúdo do livro que trata do trabalho das figureiras.

Em abril, os alunos envolvidos no projeto participaram de uma oficina com a artesã Maria Benedita Vieira, a Mudinha, figureira de São José dos Campos.

Durante a visita à casa das figueiras de Taubaté, os artesãos mirins terão a oportunidade de observar a diversidade da produção. As figureiras de Taubaté produzem peças de argila com figuras que representam o folclore do Vale do Paraíba.

O pavão azul é hoje o símbolo do artesanato paulista. Ganhou esse título depois de vencer um concurso para escolher a peça que identificasse o estado.