Palestra sobre trânsito seguro orienta 150 estudantes de faculdade
17/05/2017
Estudantes fazem teste de alcoolimetria durante palestra
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de trocar ideias e discutir sobre os riscos da mistura perigosa de álcool e direção Foto: Divulgação

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, realizou na noite de terça-feira (16) a palestra sobre Lei Seca para 150 alunos da faculdade do Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG), localizada no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de trocar ideias e discutir sobre os riscos da mistura perigosa de álcool e direção, além de outras situações de riscos ao volante.

Também foram esclarecidas dúvidas e mitos, como o uso de enxaguante bucal e bombom de licor nos testes com bafômetro. Os participantes ainda receberam orientações sobre legislação de trânsito. O  objetivo é chamar a atenção para a adoção de medidas simples do cotidiano para preservação de vidas no trânsito.

De acordo com o Infosiga, banco de dados disponibilizado pelo Governo do Estado, 20 jovens (entre 18 e 24 anos) morreram em 2016 no trânsito em São José dos Campos, sendo a faixa etária com maior índice de acidentes com vítimas fatais em rodovias municipais, estaduais e federais.

A palestra integra o conjunto de ações do movimento Maio Amarelo realizadas no município durante este mês, que têm o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.