Comunidade de Eugênio de Melo aprende a fazer horta urbana
17/05/2017
Caroline Cecília
Caroline Cecília aprendeu lições práticas: “Agora, pretendo aplicar esse conhecimento e, assim, ter uma horta para o consumo próprio” Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Práticas de sustentabilidade foi o tema abordado nesta quarta-feira (17), na primeira oficina do ano realizada no Cras (Centro de Referência da Assistência Social), no distrito de Eugênio de Melo, região leste de São José dos Campos. Durante a oficina, cerca de 20 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar técnicas para a construção de uma horta urbana.

A unidade, que é coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, desenvolve atividades para fortalecer os vínculos comunitários, assim como oferecer alternativa para a manutenção do sustento familiar e geração de renda junto à comunidade em situação de vulnerabilidade social.

A dona de casa Ana Lúcia dos Santos viu, na oficina, uma oportunidade de renda. “Sempre participo das atividades do Cras. Tempos atrás fiz a oficina de artesanato e já vendo o que produzo. Agora, não poderia deixar de participar da oficina de horta, para aplicar as técnicas que aprendi e, com ela, aumentar ainda mais minha renda”, disse.

Já Caroline Cecília entendeu o motivo de a horta dela não ter vingado. “Gostei muito quando as agentes ambientais explicaram que devemos fazer furos nos vasos para a circulação do vento, por isso a horta que tinha em casa morreu. Agora, pretendo aplicar esse conhecimento e, assim, ter uma horta para o consumo próprio”, afirmou.

São José dos Campos conta com 11 unidades de Cras, localizadas em todas as regiões da cidade, e duas unidade regionais vinculadas (Santa Hermínia e São Francisco Xavier). As unidades oferecem serviços, como recepção e acolhida às famílias, serviços de profissionais (em programas, grupos de discussão, oficinas, palestras), acompanhamentos familiares, visitas domiciliares, encaminhamentos aos diversos setores da rede de proteção social, divulgação de informações de interesse das famílias, acompanhamento das famílias junto aos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O Cras de Eugênio de Melo está localizado na Rua Juvenal dos Santos, 15, no Galo Branco.