Obras no Chácaras Santa Helena seguem em ritmo acelerado
17/05/2017
Homens, caminhões e máquinas executam obras na via
A Prefeitura intensificou a recuperação da Rua 1, principal via do bairro, com serviços de terraplenagem e aplicação de fresa de asfalto Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, nesta quarta-feira (17), o trabalho de recuperação da Rua 1, principal via do bairro Chácara Santa Helena, na zona leste. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Além de terraplenagem, foi aplicada fresa de asfalto em metade dos 600 metros que receberão este material, que é mais eficiente e possui maior durabilidade.

A fresa de asfalto foi cedida pela concessionária NovaDutra. Foi reaproveitado asfalto retirado da Via Dutra, gerando economia para os cofres públicos.

Nesta quinta-feira (18), haverá aplicação de fresa de asfalto em mais um trecho da Rua 1, que é corredor de ônibus do Santa Helena e um dos principais acessos ao bairro Dom Bosco. A melhoria beneficiará cerca de 3.000 moradores dos dois bairros.

A previsão é que as obras sejam concluídas nos próximos dias. As melhorias tiveram início na última terça-feira (16), com retirada do restante de xisto betuminoso da via, além da limpeza e corte de mato alto nas margens. Também já foi feito o nivelamento e a compactação do solo.

Durante a realização do serviço, no período das 7h30 às 16h, o tráfego será desviado para o bairro Dom Bosco, sendo liberado após às 16h, quando as máquinas param de trabalhar. Posteriormente, serão realizadas operações tapa-buraco nas demais ruas do Santa Helena e roçada geral.

Comemoração

Moradores do Santa Helena e do Dom Bosco destacaram a importância da recuperação da Rua 1. “Do jeito que estava a Rua 1, ficava muito difícil o acesso ao Santa Helena. Vai melhorar bastante com este serviço que a Prefeitura está realizando”, disse o aposentado José Gomes de Oliveira, 72 anos, morador do Santa Helena.

“Esta melhoria é uma reivindicação antiga dos moradores do Santa Helena e do Dom Bosco. A passagem dos carros e dos ônibus levantava muito pó, causando alergia principalmente para as crianças. Fico feliz de saber que a Prefeitura vai resolver este problema”, afirmou o autônomo Cícero Rodrigues das Neves, 43 anos, morador do Dom Bosco.

Moradora do Santa Helena, a dona de casa Cecília Aparecida Mendes de Almeida, 55 anos, também comemorou a melhoria na Rua 1. “Estávamos esperando com ansiedade esta melhoria. Com os buracos, tínhamos dificuldade para chegar e sair do Santa Helena. Agora vai ficar bem melhor”.

Cooperação

A fresa de asfalto cedida pela Nova Dutra também foi utilizada pela Prefeitura neste mês para recuperação da Estrada Antenor Salles Vilela, principal acesso do Chácaras Havaí aos bairros Águas de Canindu 1 e Águas de Canindu 2, na zona norte da cidade.

O material garante um serviço de qualidade, que evitará transtornos para os motoristas, mesmo quando chover. A Prefeitura pretende utilizar materiais reciclados e doados em outros serviços de manutenção, como na recuperação de estradas de terra, dentro da política de compartilhamento de recursos.