Caged aponta crescimento em vagas de emprego em São José
17/05/2017
Trabalhadores da construção civil
De acordo com os dados divulgados, o setor que mais abriu vagas no município em abril foi o da construção civil, com 240 empregos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados, nesta semana, pelo Ministério do Trabalho revelaram que São José dos Campos voltou a gerar emprego com carteira assinada em abril. O saldo foi de 228 novos postos de trabalho, o equivalente a 4.686 admissões contra 4.458 demissões, após oito meses de desempenho negativo.

Os setores que mais abriram vagas no município em abril foram a construção civil, com 240 vagas, e o setor de serviços, com 60. Na outra ponta, a indústria, entre outros setores, segue fechando vagas, com saldo negativo de 41 vagas.

Segundo os técnicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, a tendência de boas notícias na economia do país está refletindo aos poucos na recuperação de empregos. O destaque, de acordo com os técnicos, é novamente o setor de serviços, mas que, em breve, outros áreas da economia poderão também ser atingidas.

Qualificação

A Prefeitura de São José dos Campos tem investido em várias frentes para a qualificação de trabalhadores. Isto, além de incentivos ao pequeno empreendedor, seja em capacitação, como também na obtenção de microcrédito e agilidade no fornecimento de documentações, por meio da Sala do Empreendedor.

Contratado por intermédio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para trabalhar em um renomado hotel da cidade, o garçon e barman Euclides de Lima Gonzaga Filho diz que quer seguir carreira na hotelaria. “Me apresentei no PAT, aprovaram meu currículo, e no mesmo dia já me encaminharam para uma entrevista no hotel, que requisitou o profissional. Passei pelo período de treinamento e, atualmente, estou com carteira assinada. Quero me aperfeiçoar nesta área e fazer cursos, inclusive o de inglês.”