Programa amplia atendimento para as Casas do Idoso Sul e Leste
18/05/2017
Pessoas com deficiência durante atendimento
Integrantes do De Bem com a Vida durante atendimento na Casa do Idoso Centro; Atividades serão feitas também nas unidades Sul e Leste Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O programa De Bem com a Vida, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, passará a atender as unidades da Casa do Idoso Sul (avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos) e Leste (rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), a partir do dia 5 de junho.

Os idosos que participarão das atividades do programa serão os que ficam em período integral nas unidades, dentro dos chamados Centros Dia. Com a ampliação, o programa realizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, em parceria com a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, aumentou de 19 para 21 o número de locais em atendimento.

O espaço, que fica no Bosque dos Eucaliptos, terá atendimento todas às quartas-feiras, no período da manhã, das 10h10 às 11h. Já a Casa do bairro Vista Verde receberá os educadores físicos quinzenalmente, sempre às segundas-feiras, também pela manhã, das 9h às 10h. As visitas dos profissionais do programa começarão no dia 5 de junho, na Casa do Idoso Leste.

Iniciado há 19 anos, o De Bem com a Vida atende asilos, casas de apoio à pessoa com deficiência (física, mental ou visual) e unidades de reabilitação de São José, tanto públicas quanto privadas.

Com o auxílio de tacos, argolas, cubos, bolas e outros brinquedos adaptados, os educadores desenvolvem exercícios que exigem coordenação motora e raciocínio, promovendo também a integração entre os pacientes assistidos.

O trabalho é realizado por 12 professores de educação física e dois auxiliares, que se dividem entre os atendimentos nos períodos da manhã e da tarde.

Alcance

Só no mês de abril, o De Bem com a Vida atendeu 526 pacientes de entidades assistenciais do município. Em março, o total de atendidos foi de 513 pessoas.

Os homens foram os mais assíduos nas atividades, com 289 registros. Pelo público feminino, 237 pessoas participaram das ações. Os pacientes mais ativos no programa são da faixa etária acima de 60 anos, representando 26% dos dados.

Além das unidades da Casa do Idoso Sul e Leste, estão no cronograma de atendimento do programa o Integra (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência), a URL (Unidade de Reabilitação Leste), a Escola Municipal Elza Bevilacqua e as unidades do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) Centro/Norte, Leste, Sul, Infantil e AD.