Joseense vai participar da Eurocamp na Itália
18/05/2017
Joseense pousa foto
Leo, como é chamado pelos amigos e equipe, se encontrará com outros 20 atletas de toda a Europa e será o único sul-americano do evento Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Aos 16 anos, Leonardo Teodoro de Souza Colimério, formado no Programa Atleta Cidadão, estará ao lado de grandes promessas do basquete mundial, sem ainda nem ter completado o ensino médio.

O ala-armador da base joseense foi convidado para participar do 15º Adidas Eurocamp 2017, único evento oficial da melhor liga de basquete do mundo fora dos Estados Unidos. O camp (acampamento, em inglês) acontecerá entre 9 e 11 de junho, na cidade de Treviso, na Itália.

O Eurocamp é considerado um pre-draft, evento da NBA realizado antes do draft, que reúne novos talentos de todas as partes dos EUA e do mundo para análise e escolha de jogadores pelos times principais da liga. A viagem e a estadia do jogador serão bancadas pela organização.

“Alguns olheiros de São Paulo me viram e no final do ano passado eles pediram que eu mandasse um vídeo com os melhores momentos, fiz e mandei. Nessa última semana eles receberam o vídeo e me convocaram pra ir”, contou o jogador de 1,96 metro de altura.

Leo, como é chamado pelos amigos e equipe, se encontrará com outros 20 atletas de toda a Europa e será o único sul-americano do evento. O joseense está na seleta lista de brasileiros privilegiados que receberam o mesmo convite, entre eles os que estão atualmente em times da NBA: Raulzinho (Utah Jazz), Lucas Bebê (Toronto Raptors) e Cristiano Felício (Chicago Bulls).

O joseense entrou para o Programa Atleta Cidadão com 11 anos. Ele é integrante das equipes sub-16 e sub-17 e treina diariamente com o time sub-22 do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional). Hoje, ele vê a importância do trabalho realizado pela equipe técnica ao longo dos anos com o seu próprio desenvolvimento.

“Comecei a jogar, gostei e não parei mais. A cidade é boa, o apoio é essencial de todo mundo, da Prefeitura, da minha família e até hoje estou aqui. Amo jogar basquete e amo essa cidade”, disse. “Só tenho a agradecer a toda comissão, todos os treinamentos, pela paciência de pegar pequenininho e até hoje trabalhar duro em todos os fundamentos e nos sermões pra melhorar”, completou Leo.

O corpo de coordenadores do evento será composto por assistentes técnicos de sete equipes da NBA: Toronto Raptors, Minnesota Timberwolves, Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Milwaukee Bucks, Chicago Bull e Orlando Magic. O diretor técnico será o membro da comissão do time do Indiana Pacers, Bill Bayno.

Frio na barriga

Em 15 anos de evento, 93 atletas que participaram do Eurocamp foram escolhidos na primeira ou segunda rodada do draft para a NBA, o que mostra prestígio por parte das equipes.

Atualmente, 43 jogadores que saíram do camp têm contratos com a NBA e outros 64 disputam a EuroLeague Basketball – competição europeia, considerada a segunda melhor do mundo. O frio na barriga de ansiedade já está tomando conta do integrante da equipe sub-17 de São José dos Campos.

“Creio eu que vou encontrar uns caras mais velhos que eu. Acho que serei um dos mais novos de lá. A maioria é da Europa e dos Estados Unidos, caras que tem o dobro do meu peso, maiores, mais experiência no basquete. Mas espero que consiga fazer um bom torneio pra representar a cidade e o país”, contou.

Sob os olhares atentos dos avaliadores credenciados pela NBA, Colimério espera se destacar para um dia chegar a liga americana de basquete. “Meu plano é conseguir o mais rápido possível jogar numa liga top. Sonho em jogar na NBA, claro, mas se não der quero jogar na Europa e no Brasil. Quem sabe ser um ídolo lá (NBA)?”, afirmou.

E como todo atleta de alto nível, Leo também tem ídolos em que se espelha, entre eles o irmão Lucas Colimério, também formado no Atleta Cidadão e que atualmente joga pelo time do Paulistano. “Me espelho aqui no Brasil no meu irmão, mas lá fora me inspiro no LeBron James (do Cleveland Cavaliers)”, contou.