Iniciativa de professora envolve alunos e comunidade da zona sul
18/05/2017
Alunos posam para foto
Uma das atividades desenvolvidas pelos alunos para incentivar a leitura dos moradores do bairro foi o ‘Poemas no ponto de ônibus’ Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Visando disseminar a importância do cuidado com o próximo, a professora Reinilda Cerri, que ministra aulas na Sala de Leitura da Emef Profª Ildete Mendonça Barbosa, região sul de São José dos Campos, desenvolveu o programa ‘Estudante em Ação’, que envolve os 120 alunos do 9º ano.

O programa teve início em março deste ano e os alunos se dividiram em 20 turmas para realizar pesquisas e elaborar tarefas que abordam duas vertentes: o incentivo à leitura e a melhoria da rotina da escola e comunidade.

A ideia da professora era desenvolver um projeto o qual os alunos pudessem multiplicar o conhecimento obtido na escola para o bem de outras pessoas e do meio ambiente. “Com as atividades propostas com esse programa, os estudantes se tornam observadores do mundo e passam a pensar em ideias e soluções para tornar o dia a dia melhor dentro do ambiente onde vivem”, disse.

Uma das atividades desenvolvidas pelos alunos para incentivar a leitura dos moradores do bairro foi o ‘Poemas no ponto de ônibus’, onde as crianças selecionaram textos que poderiam ser distribuídos aos munícipes para leitura durante o trajeto de ônibus. 

“Da mesma forma que a professora nos incentiva a ler mais nos momentos de lazer, queremos também tornar a leitura um hábito de todos. Nossos colegas que utilizam o ônibus para se deslocar até a escola também gostaram da ideia, pois deixou a viagem mais divertida”, destacou o aluno Lucas Silva, 14 anos.

Outra ação em destaque e que está sendo finalizado é o Jardim Suspenso na escola, uma ideia dos alunos para deixar o ambiente ainda mais bonito. Já a equipe da estudante Beatriz do Amaral, 14 anos, realiza atividades de conscientização sobre os direitos das mulheres e compartilha por meio de explicações em sala de aula e divulgação de cartazes na escola. 

“Esse é um tema muito atual e pensei nele porque participo de um grupo que discute essa questão e quis multiplicar o conhecimento adquirido com minhas colegas. Assim, uma a uma pode também compartilhar com sua família e ciclo de amigos todo o aprendizado adquirido”, enfatizou Beatriz.

 A professora comemora o engajamento dos alunos no programa. “Tenho certeza que, ao longo do ano letivo, muitas outras iniciativas serão propostas por eles e continuarão fazendo a diferença para a comunidade escolar. Quero mostrar para às crianças, seus familiares e a toda a comunidade que se cada um tiver uma ideia positiva é possível fazer muito pelo próximo e pelo lugar onde vivemos e essa sim é a maior conquista”, enfatizou Reinilda.