Prefeitura amplia horário de atendimento ao empresário
18/05/2017
População durante atendimento na Sala do Empreendedor
Atendimento da Sala do Empreendedor; Processos de abertura de empresas ganharam mais agilidade, com tempo médio de até três dias Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O atendimento na Sala do Empreendedor, da Prefeitura de São José dos Campos, passará a ser feito das 8h15 às 17h, sem interrupção no horário de almoço, a partir desta segunda-feira (22), no 4º andar do Paço Municipal.

A medida inédita, desde a implantação da Sala em 1997, tem por objetivo receber as pessoas que não têm disponibilidade de ir à Prefeitura no horário comercial, dando mais conforto a essa demanda reprimida.

Essa é mais uma ação da Prefeitura no sentido de promover agilidade e melhoria no atendimento aos empresários joseenses.

No início deste mês de maio, os processos de abertura de empresas ganharam mais agilidade, com tempo médio de até três dias. A maior agilidade aos processos e a resposta mais rápida aos empresários se deve, principalmente, à reestruturação da Sala do Empreendedor, que teve um incremento no número de funcionários de nove para 17 atendentes.

A Sala do Empreendedor, que está sob a coordenação da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, recebe, em média, 80 pedidos de abertura de empresa diariamente, entre inscrição municipal, alvará de funcionamento, verificação de processos administrativos e integração com órgãos estaduais e federais envolvidos no processo de registro, atendendo pequenos, médios e grandes empreendedores interessados em instalar suas atividades na cidade.

Serviços oferecidos

A Sala conta com consultoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para orientar os empresários sobre gestão de negócios e uma parceria com a Associação das Empresas Contábeis (Assecon), que oferece um plantão permanente de contadores para atender os interessados em se tornarem um microempreendedor individual (MEI).

Os analistas do Sebrae, do atendimento da Sala do Empreendedor, respondem às dúvidas dos contadores, empresários e contribuintes às quartas-feiras, das 9h às 11h45, e das 13h30 às 16h45, além de oferecer suporte para treinamento e capacitação em gestão de negócios e educação financeira.