Serviço de troca de lâmpadas tem equipe reforçada
18/05/2017
Caminhão de manutenção
O serviço de reparos da iluminação pública passou a ser realizado por seis equipes, que atuam todos os dias, em turnos de 24 horas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos reforçou nesta semana o trabalho de manutenção da iluminação pública na região central e nos bairros da cidade, com a disponibilização de mais duas equipes, uma diurna e uma noturna.

Agora, o serviço de reparos e troca de lâmpadas passou a ser realizado por seis equipes, que atuam todos os dias, inclusive aos finais de semana, em turnos de 24 horas.

A nova equipe está realizando mutirões em algumas das principais avenidas e vias da cidade. Nesta semana, já foram trocadas lâmpadas nas avenidas Shishima Hifumi e Lineu de Moura, no Urbanova (zona oeste); na estrada Glaudiston Pereira de Oliveira, no Putim (sudeste), e na Avenida Amin Simão, no Jardim da Granja (sudeste).

Nesta nova frente de atuação, os funcionários vão realizar reparos nos próximos dias nas avenidas Cassiano Ricardo, no Jardim Aquarius (oeste) e Tancredo Neves, no Novo Horizonte (leste), além das avenidas Teotônio Vilela, Nélson D’Ávila e José Longo, na região central.

O trabalho também está sendo intensificado nos bairros de todas as regiões da cidade. Até esta quinta-feira (18), já foram trocadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade 9.112 lâmpadas em ruas, praças, áreas verdes, vielas e viadutos, sendo 1.074 em janeiro, 2.224 em fevereiro, 2.347 em março, 1.856 em abril e 1.611 em maio.

A demanda atual é de 1.928 lâmpadas queimadas, o que corresponde a 2,7% das cerca de 71 mil luminárias públicas existentes em São José dos Campos. Por dia, a Central 156 recebe cerca de 100 pedidos para troca de lâmpadas nas ruas da cidade. As solicitações dos munícipes têm ajudado a Prefeitura a identificar com mais rapidez os locais que precisam de reparos.

Com o fim das chuvas, os funcionários de manutenção da iluminação pública vão conseguir atender com mais rapidez a demanda de serviço, já que a necessidade de troca de lâmpadas tende a diminuir no período de estiagem. Atualmente, o tempo médio de espera entre a solicitação e o reparo é de uma semana, mas este prazo sobe para até 20 dias em períodos de chuva.

Pinheirinho

Nesta semana, a Prefeitura também concluiu a reposição da fiação elétrica no entorno da Escola Municipal de Educação Fundamental Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste. Com este trabalho, foi restabelecida a iluminação pública no local.

Moradores elogiaram o reforço no trabalho de troca de lâmpadas, destacando que a medida ajuda a diminuir a violência na cidade, garantindo mais segurança para a população.

“Fico feliz de saber que a Prefeitura está reforçando as equipes de troca de lâmpadas. É um serviço importantíssimo. Quanto mais iluminadas estiverem nossas ruas, maior será a segurança para a população”, afirmou o aposentado João Emídio do Nascimento, 91 anos, que mora na Vila Maria (região central).

“É ótimo ter mais equipes trabalhando. É um serviço que não para. É necessário que se faça um trabalho constante de manutenção para diminuir o número de lâmpadas queimadas”, disse a professora Andreia da Silva Bueno, 46 anos, que reside no Putim (sudeste).