Professores recebem treinamento de primeiros socorros
18/05/2017
Educadores durante treinamento
A capacitação formou cerca de 100 educadores do Instituto Materno-Infantil Marilda Ferreira de Brito Pereira, no Jardim Valparaíba Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Na quinta-feira (18), a Prefeitura de São José dos Campos formou cerca de 20 professores e agentes educadores do Instituto Materno-Infantil (IMI) Marilda Ferreira de Brito Pereira, localizado no bairro Valparaíba (região leste), em um treinamento de primeiros socorros em ambiente escolar.

O curso é ministrado por representantes do setor de Treinamentos, Bombeiros e Emergência da Secretaria de Educação e Cidadania. A ação acontece ao longo de todo o ano letivo e atende as escolas da rede de ensino municipal. Até o final do ano, o objetivo é que equipes de todas as escolas sejam preparadas com o treinamento.

“Oferecemos esse curso, visando capacitar novos profissionais e reforçar o conhecimento já recebido anteriormente. Em 10 anos do projeto, tivemos 15 vidas salvas por professores treinados que souberam como agir no atendimento de emergência”, destacou João Carlos Gonçalves, bombeiro educador responsável pelo treinamento.

Um dos focos centrais do treinamento é a atuação na prevenção de acidentes, o que, segundo João, tem funcionado com excelência dentro das escolas da rede. “O registro de acidentes dentro das nossas escolas é muito pequeno e isso se deve à maneira correta e cuidadosa como os professores estão agindo para evitar que os acidentes ocorram. Eles são multiplicadores desse conhecimento com os estudantes”, enfatizou.

A orientadora de escola do IMI Marilda Ferreira, Elaine Queiroz, está há 14 anos na rede municipal de ensino e todos os anos participa do treinamento para aprender novas práticas. “Esse projeto é fundamental, pois a vida das crianças foi confiada a nós pelas famílias e essa iniciativa vem se somar às demais ações para que possamos atender os alunos da melhor maneira, sempre olhando não só pelo pedagógico, mas também pela saúde e o bem-estar de todos’, disse.

A agente educadora Michelle Soares participou pela primeira vez do treinamento e vai dividir os conhecimentos adquiridos com os colegas. “Eu tinha muitas dúvidas sobre primeiros socorros e estava aguardando ansiosa por esse treinamento. Às vezes, em uma emergência, ficamos sem saber como agir e acabamos atendendo até de maneira errada”, enfatizou Michelle.

O próximo treinamento de primeiros socorros em ambiente escolar acontece na próxima quinta-feira (25), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza (região sul).