Vias recuperadas beneficiam pequenos produtores rurais
18/05/2017
Trabalhador capinando
Atualmente, 120 famílias moram no assentamento e pelo menos 80 delas têm na produção agrícola o principal meio de subsistência Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu na quinta-feira (18) a recuperação das ruas e estradas do assentamento Nova Esperança 1, no bairro Vargem Grande (região norte). O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

O trabalho foi executado em duas etapas, melhorando as condições de tráfego em 7,5 quilômetros de 15 vias. Todas elas foram niveladas, sendo que as principais também receberam cascalho.

O objetivo das melhorias é facilitar o escoamento de produtos agrícolas para as feiras livres e comércios de São José e também melhorar as condições de tráfego de vans escolares e ônibus.

Atualmente, 120 famílias moram no assentamento. Pelo menos 80 delas têm na produção rural o principal meio de subsistência.

Nos sítios são plantados mandioca, feijão-de-corda, milho, jiló, banana, poncã, abóbora, quiabo, maracujá, jaca, mamão, manga e abacate, entre outras variedades.

As famílias  vendem  diariamente os produtos nas feiras livres de toda a cidade e também em pontos de grande concentração de pessoas na região central, como a Praça Afonso Pena e a Rodoviária Velha.

A Prefeitura também executou a limpeza do campo de futebol existente dentro do assentamento.

Comemoração

Os moradores comemoraram a recuperação das ruas e destacaram que as melhorias executadas pela Prefeitura ajudarão na venda dos produtos.

“Ficou muito bom o serviço realizado pela Prefeitura e só temos que agradecer. Tinha muito buraco e, quando chovia, os ônibus e vans escolares atolavam. Com estas melhorias, vamos conseguir levar nossos produtos para vender com mais agilidade”, disse a agricultora Esthefany Kaylane, 22 anos.

“Quando chovia, não conseguíamos sair do assentamento para vender nossos produtos e acabávamos arcando com prejuízos. Agora, com a conclusão deste serviço de recuperação das ruas e estradas, vai facilitar bastante para todos nós”, afirmou o produtor rural Antônio Neto de Sousa, 72 anos.