Mais 100 idosos se formam em curso de informática
19/05/2017
Idosos participam de formatura do curso de informática
Cento e vinte pessoas participaram da cerimônia de formatura, que foi realizada na sexta-feira (19), na Casa do Idoso Centro Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Cento e vinte idosos participaram, nesta sexta-feira (19), da formatura do curso de informática da Casa do Idoso Centro, promovido pela Prefeitura de São José dos Campos. Foram certificados os alunos da 28ª turma dos três segmentos do curso básico: 1, 2 e 3.

A informática tem sido o grande destaque na Casa do Idoso, uma vez que inclui o idoso na era digital. A dona de casa Maria de Fátima da Silva, 64 anos, é um exemplo de que não há idade certa para aprender. “Via minha neta de 6 anos mexendo em tudo no computador e decidi que eu também tinha que aprender. Estou maravilhada. Hoje consegui concluir o curso e sei até fazer transferência de arquivos”, disse a aposentada, que concluiu o curso básico 3.

No curso, os alunos aprendem a usar comandos básicos do Windows – como criação de pastas e uso de aplicativos –, digitação de textos e noções básicas de internet: princípios de navegação, pesquisa e criação de conta de e-mail.

Após o término do curso básico, Maria Valdelina Carvalho dos Reis, 60 anos pretende comprar um computador. “Estou muita satisfeita, pois antes não sabia nem ligar um computador. Agora, estou feliz e já consegui até criar uma conta de e-mail”, afirmou.

O curso ajuda ainda a inclusão dos idosos nas redes sociais. Muitos criam perfis nas redes, aprendem a mexer em e-mails e conseguem se comunicar com amigos e parentes distantes por meio da internet. Rosely da Conceição Ribeiro, 64 anos, é exemplo disso. A aposentada tem conta no Facebook e consegue se comunicar com os parentes no Rio de Janeiro.

O curso de informática é oferecido gratuitamente pela Casa do Idoso. Para se inscrever, basta ir à recepção com a carteirinha da unidade aguardar ser chamado para as novas turmas, que se formam a cada três meses.