Seletivas da base na Vila Tesouro movimentam região leste
20/05/2017
Candidato pratica salto em altura
O atletismo foi uma das modalidades que realizaram peneiras na segunda edição do evento que busca talentos para o Atleta Cidadão Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O dia com temperatura amena não foi capaz de diminuir o ânimo de pais e filhos para participar da Caravana de Seletivas do programa Atleta Cidadão. A edição deste sábado (20) foi realizada no Centro Poliesportivo da Vila Tesouro (região leste).

Marlene Ribeiro, de 45 anos, moradora do Jardim Paulista e mãe de Luan, de 11 anos, conta que a dupla estava animada para a peneira do tênis. “A gente ficou preocupado com a chuva de ontem, mas isso não atrapalhou em nenhum momento a decisão de vir aqui”, disse.

A vontade despertada em Luan foi o combustível para levantar cedo no friozinho da manhã. De acordo com a mãe, o filho tem o objetivo bem definido: chegar às equipes mantidas pela Prefeitura. “Desde antes de começar a participar, ele já falava que a intenção é aprender para entrar no Atleta Cidadão. É interesse dele.”

E o interesse pela raquete começou numa das escolinhas oferecidas pela Prefeitura. Luan faz aulas na quadra do próprio Poliesportivo da Vila Tesouro. “Ele começou há pouco tempo e é um pedido dele de entrar no tênis e interesse dele de continuar. Então estou acompanhando e incentivando. E essa proposta de Caravana acho muito interessante e incentivadora para eles”, ressaltou Marlene.

Pela manhã, ocorreram as seletivas para dez modalidades atendidas pelo programa: judô, handebol, natação, natação para pessoa com deficiência, futebol masculino, hockey, tênis, karatê, futsal e taekwondo. No período da tarde, houve testes e oficinas para outros nove esportes: ginástica artística feminina, ginástica rítmica feminina, futebol feminino, vôlei, basquete, ciclismo, boxe, atletismo e rugby.

E teve gente que aproveitou muito bem a oportunidade de escolha para se testar em várias modalidades. É o caso de Raian, de 6 anos, e Clayton, 12 anos, netos de Fumie Honda, moradores da Vila Tesouro. A avó orgulhosa, de 73 anos, viu os meninos passarem na seletiva de hockey. Eles tinham o objetivo de participar do futsal e saíram do centro poliesportivo com um novo interesse pelo esporte.

“O hockey a gente não conhecia. Nós viemos por causa do futsal, que o pequeno via na TV e quis fazer. O maior não fazia nada, mas está ficando bom por causa do irmãozinho”, explicou Fumie. Ela contou que os dois aprenderam aprenderam tudo na hora.

A Caravana de Seletivas é um projeto da Prefeitura que tem por objetivo dar ainda mais visibilidade ao trabalho realizado pelo programa Atleta Cidadão às modalidades oferecidas e fazer com que crianças e jovens descubram o talento para o esporte. No total serão sete finais de semana de avaliações gratuitas até 1º de julho.