Moradores do Santa Cecília 1B comemoram entrega dos títulos
20/05/2017
Família recebe título de posse
Após mais de 25 anos, a comunidade recebeu da Prefeitura o documento de legitimação de posse, que foi entregue nas casas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

Os moradores do bairro Santa Cecília 1B, na região leste de São José dos Campos, concretizaram neste sábado (20) um dos maiores sonhos. Após mais de 25 anos de espera, eles receberam os títulos de legitimação de posse. A entrega foi feita de casa em casa, por meio de uma equipe da Prefeitura de São José dos Campos.

No total, foram lançados mais de 190 títulos. O documento é um ato da Prefeitura que concede o reconhecimento de posse dos terrenos. Após cinco anos, o possuidor da área poderá obter no Registro de Imóveis a conversão do título em escritura definitiva de propriedade.

A dona de casa Sandra da Silva Dias foi uma das primeiras moradoras do bairro a receber o documento. “E emocionante. Agora, com o título de posse, a gente fica muito mais tranquila e sei que posso começar as obras de reforma da minha casa, agora sou dona. Foram anos de angústia, mas enfim conseguimos.”

Há 23 anos que o casal Mauro Gonçalves da Silva e Geralda Alves de Oliveira Silva almejavam essa grande conquista. “Agora teremos mais segurança jurídica, deixamos de ser ocupantes e nos tornamos proprietários, isso garante cidadania e dignidade para toda a nossa família”, disse ele

Para o mecânico Valdair de Jesus, 49 anos, a regularização traz mudanças positivas a todos do bairro, que passam a receber serviços essenciais, como o atendimento dos correios. “Hoje nossas correspondências chegam em um estabelecimento comercial, em uma única caixa postal, e isso vai mudar, batalhamos muito por isso.”

Com a regularização, os moradores poderão contar com diversas melhorias na infraestrutura do bairro. Como parte desse compromisso, já estão em andamento as obras para implantação de pavimentação com piso intertravado na Rua A.

Histórico

O loteamento Santa Cecília 1B foi ocupado em 1985. A regularização fundiária foi colocada em prática em 2012, após entrada em vigor da lei complementar que possibilitou o início dos trabalhos. O perímetro alvo da regularização abrange uma área total de 101.335,69 metros quadrados.