Trabalhos feitos pelo Centro Pop 2 estão em exposição no Senac
22/05/2017
Móveis em exposição
A mostra apresenta móveis, como bancos, mesas e casinhas de cachorro, confeccionados por pessoas em situação de rua Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Bancos, mesas e casinhas de cachorro são algumas das peças confeccionadas por pessoas em situação de rua que podem ser vistas, a partir desta semana, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de São José dos Campos. A visitação é gratuita e segue até o dia 23 de junho.

A exposição, que utiliza pedaços de madeira doadas para o descarte, integra o programa Marcenaria Pop, da Prefeitura de São José dos Campos, sob a coordenação da Secretaria de Apoio ao Cidadão. Os trabalhos, desenvolvidos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, têm como objetivo proporcionar a ressocialização e a inserção de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho.

Desde o início do ano, cerca de cem peças já foram confeccionadas. Além dos produtos em exposição, os interessados podem também fazer encomendas específicas na oficina (Rua Guararapes,511, Monte Castelo), na região leste, e pelo telefone 3922-0962 ou 3923-3256. As peças custam a partir de R$ 50.

Atualmente, seis pessoas em situação de rua atuam na oficina da Marcenaria Pop. Essas pessoas passam o dia produzindo as peças e à noite retornam para os abrigos municipais. Todas as peças produzidas são vendidas e a renda é dividida entre os participantes do programa.

Para André Luiz Cândido, 24 anos, a oficina ajudou a resgatar a autoestima. “Estou há 6 meses participando da oficina e nunca havia trabalhado com marcenaria. Cheguei aqui por conta de depressão e dificuldades financeiras e posso dizer que, além de aprender um novo ofício, resgatei minha autoestima”, disse.

“Sou pedreiro e, com a oportunidade que tive na oficina, posso dizer que também sou marceneiro a partir de agora. Pretendo continuar com esse ofício e, com a venda das peças, investir na compra de material para ter meu próprio negócio”, afirmou Adalício Ferreira Filho, 28 anos.

A estudante de enfermagem Ana Carolina Silva, 30 anos, do Senac, parabenizou a iniciativa. “O trabalho é muito bem feito por essas pessoas. A Prefeitura está de parabéns por incentivar programas desse tipo, pois é uma forma de motivar essas pessoas a sair das ruas e aprender um trabalho.”

Ao longo dos próximos meses, deverão ser criadas oficinas de artesanato, barbearia, meio ambiente, além de atividades físicas.

São José dos Campos conta com sete abrigos, que atendem, em média, 200 pessoas em situação de rua. Os acolhidos são encaminhados aos Centros Pop para participar de oficinas. Já os conhecidos como "trecheiros” (pessoas que estão de passagem na cidade) recebem passagens para retornar aos municípios de origem, além da retirada de documentação, refeição e higienização.

Mostra de Peças Decorativas

Senac São José dos Campos – Rua Saigiro Nakamura, 400, Vila Industrial