Programa de benefícios aos jovens chega a São José dos Campos
23/05/2017

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A Prefeitura de São José dos Campos realiza na próxima sexta-feira (26) o lançamento do programa social Identidade Jovem – ID Jovem – na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A cerimônia será aberta ao público e acontecerá no auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, região sul), às 14h30. Jovens, promotores de eventos, gestores municipais, lideranças comunitárias e cidadãos comuns estão convidados a participar.

A ação, promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, integra estados e municípios de todo o país com o objetivo de proporcionar benefícios de meia-entrada aos eventos artístico-culturais e esportivos para jovens de 15 a 29 anos pertencentes às famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O cartão virtual propicia vantagens em cinemas, teatros e jogos de futebol, por exemplo.

Além do incentivo cultural e desportivo, a ID Jovem é o documento que dá acesso também às vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício não vale para deslocamentos entre municípios do mesmo estado ou dentro da cidade.

São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Depois de esgotados os lugares com gratuidade, são disponibilizadas outras duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. A reserva de assentos para os jovens é válida até três horas antes da partida do transporte.

Como participar

Para participar da Identidade Jovem, promotores de eventos e empresas devem baixar o aplicativo específico para promotor (disponível para iOS, Android e Windows) e cadastrar os eventos ou trajetos interestaduais que planeja realizar.

A regra de inscrição vale também para a pessoas que planejam ir a algum dos eventos englobados pela ID Jovem ou viajar entre os estados brasileiros.

A validação do documento será feita por meio de QR Code ou código alfanumérico, garantindo a autenticidade e segurança. Além disso, o cidadão tem que apresentar o cartão virtual junto a um documento oficial de identificação com foto.