Escolas municipais incentivam treinamento esportivo
23/05/2017
Estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Rosa Tomita durante atividade do projeto Escola Ativa, da Prefeitura Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

As escolas da Prefeitura de São José dos Campos vão receber o projeto Escola Ativa, que oferece treinamento esportivo no contraturno das aulas para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, visando unir o esporte à prática pedagógica para incentivar o bom desempenho em sala de aula, além de poder identificar novos atletas do município.

Neste início do projeto, os treinos serão oferecidos em quatro unidades de ensino fundamental de diferentes regiões da cidade. A partir da primeira semana de junho, alunos das escolas municipais Rosa Tomita (região leste), Ana Berling Macedo (norte), Antonio Palma Sobrinho (leste) e Dom Pedro de Alcântara (sul) serão os primeiros a ser beneficiados pelo novo projeto.

Os atletas que se destacarem poderão, em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, ser avaliados no programa Atleta Cidadão, no qual terão toda a estrutura de treinamento (acompanhamento por comissões técnicas, academia, transporte e alimentação durante as competições) para participar de campeonatos regionais, estaduais e até nacionais.

Em cada unidade escolar serão selecionados 120 alunos, divididos em quatro turmas. Até o final deste ano, 16 escolas deverão ser contempladas com o Escola Ativa e, nos próximos dois anos, o objetivo é que todas elas sejam envolvidas, totalizando mais de 5.600 estudantes em treinamento.

As escolas podem escolher uma das quatro modalidades esportivas: futsal, handebol, vôlei e basquete. Após a apresentação do projeto, os alunos receberão um convite e os interessados deverão ter autorização dos pais ou responsáveis para participar. Os estudantes serão divididos em turmas de categorias sub-13 (de 11 a 13 anos) e sub-15 (de 13 a 15 anos), no masculino e feminino.

Na Escola Municipal Rosa Tomita, a modalidade escolhida foi o futsal. Para a Secretaria de Educação e Cidadania, o esporte é uma ótima ferramenta para ajudar a migrar as crianças para um mundo mais saudável, trabalhando a educação, saúde e qualidade de vida na formação do caráter de cidadãos íntegros e comprometidos com o que fazem.

Manutenção nas escolas

Para a realização deste projeto nas escolas, foi elaborado um cronograma de reformas e manutenção das quadras esportivas, bem como a aquisição de novos materiais para uso durante as aulas.