Alunos do Pinheirinho dos Palmares vivem dia literário
23/05/2017
Alunos durante atividade na sala de aula da escola municipal Pinheirinho dos Palmares
Professores de sala de leitura e estudantes da escola do bairro participaram de contação de histórias, animada com música e teatro Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Dezesseis professores de sala de leitura das escolas de ensino fundamental da Prefeitura de São José dos Campos se reuniram, nesta terça-feira (23), para proporcionar aos alunos do 1º ao 6º ano da Escola Municipal Pinherinho dos Palmares (região sudeste) um dia de vivência literária, com contação de histórias usando músicas, teatro de fantoches e fantasias.

As salas de leitura são espaços físicos disponíveis nas escolas municipais que visam despertar o prazer de ler. Nesses espaços, o aluno é introduzido ao universo do livro por meio de narrativas, dinâmicas, debates, dramatizações e outras atividades que incentivem o gosto pela literatura.

A iniciativa deve atender periodicamente as escolas, de maneira itinerante, proporcionando o estímulo à criatividade das crianças, com apoio dos professores da rede municipal.

“Os alunos foram muito receptivos e nos surpreenderam, pois já conheciam algumas das histórias que contamos. Me sinto realizada em poder trazer esse momento para eles e ajudar a despertar o interesse pela cultura”, contou a professora Roselenin Veloso de Aguiar, da Escola Municipal Lúcia Pereira Rodrigues (Jardim Santa Fé), que se fantasiou de bruxa para dar vida à personagem de um livro.

O estudante David Abraão, 10 anos, afirma que gosta de ler e ficou encantado com a apresentação da professora Sandra Dinamarco, da Escola Municipal Sônia Maria Pereira da Silva (Novo Horizonte). “Gostei de como ela contou as histórias, usando o violão, e de ter interagido com a sala, deixando a gente participar da contação da história. Foi muito divertido e queremos que ela volte para ler mais para nós.”