Idosos têm programação especial nesta quinta-feira
24/05/2017
Idosos durante atividade
Idosos têm programação especial nesta quinta-feira no Parque Vicentina Aranha Foto: Divulgação

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O projeto Vicentina Qualidade de Vida dedica duas atividades à terceira idade nesta quinta-feira (25) a partir das 9h30. A programação começa com uma palestra sobre os Mitos e Estereótipos do Envelhecimento, conduzida pelas gerontólogas graduadas pela Universidade de São Paulo (USP), Carolina Godoy e Jéssica Galdino. O encontro busca desmistificara velhice e o processo de envelhecimento, entender mais sobre cada conceito e refletir sobre o envelhecimento saudável. O objetivo é criar um espaço de aprendizagem, troca de experiências e auto-avaliação para pessoas interessas nessa temática. 

Logo após a palestra, às 11h, o Parque realizará o segundo encontro Terceira Idade na Rede Social com Jovens Tutores, onde jovens atuam como tutores da terceira idade no mundo da tecnologia. Como tirar uma boa self e postar nas redes sociais? O que postar e o que não postar? Quem viu, quem curtiu e como seguir o que realmente me interessa? Mais do que simples encontros, a atividade é uma oportunidade de troca. Há uma reciprocidade nos papéis: os jovens poderão ensinar aos mais velhos a acompanharem o ritmo das novas tecnologias, mas também irão aprender com diferentes experiências de vida. Em parceria com os alunos do Colégio Alpha Lúmen, serão exploradas as descobertas feitas em conjunto, onde a interação entre gerações poderá ser capaz de marcar a memória de todos os participantes. 

Ainda na quinta-feira (25), às 19h, o Parque Vicentina Aranha recebe o Festival do Minuto 2017. Selecionado como um dos pontos nacionais de exibição, o Cinema do Parque recebe uma seleção especial de vídeos com um dos temas principais do ano passado, uma Mostra Animação Infantojuvenil com animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas na seleção destinada ao Vicentina. Criado no Brasil em 1991, o Festival do Minuto inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Desde sua criação, o evento já recebeu cerca de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. O Festival é exibido mais de 100 cidades brasileiras, com os melhores vídeos do ano anterior.

A Associação da Pedagogia de Emergência e o Núcleo Viva Paz realizam na sexta-feira (26) a partir das 8h30, uma importante Oficina de Pedagogia de Emergência: da crise à chance. A programação começa com um diálogo sobre Origem da pedagogia de emergência, Psicotraumatologia das 8h30 às 10h; seguido de uma Oficina de Aquarela e Trabalhos Manuais às 10h30; finalizando às 11h15 com Partilha da intervenção no Equador, Instituição como local seguro e Da crise à chance. No Brasil, a Associação trabalha para transformar a vida de crianças e jovens traumatizados por situações extremas. Atua na cicatrização dessas feridas, por meio do brincar, da arte, da narração de histórias e de muitos outros recursos terapêuticos ampliados pela antroposofia. A atividade contará com os facilitadores Adriana Peniche, cofundadora da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, educadora social, pedagoga Waldorf, terapeuta de recursos especiais na pedagogia Waldorf; e Paulo Roberto Vicente, co-fundador e membro da coordenação pedagógica da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. 

As atividades do projeto Vicentina Qualidade de Vida começam cedo no sábado (27). Às 7h30, o Parque oferece um Treinamento: Caminha e Corrida destinado especialmente às pessoas que praticam corridas e/ ou caminhadas. Mesmo consideradas atividades fáceis de praticar e excelentes para a saúde, alguns cuidados são necessários. A proposta é preparar os músculos para o treinamento mais intenso com exercícios funcionais, posturais e de alongamento.  Além de aprender o gesto técnico correto da caminhada e da corrida, os praticantes também aprenderão a fazer a monitoração da frequência cardíaca para dosar adequadamente a intensidade do exercício.

Às 8h30 do sábado (27) tem uma Prática de Artes Corporais da Medicina Tradicional Chinesa, seguida de um Treinamento Físico Integrado às 9h30, uma aula aberta utilizando kettlebell como ferramenta principal. Serão feitos aquecimentos dinâmicos e ativações neurais como preparação para a atividade principal. Serão realizadas avaliações de movimento e, baseado nos resultados dos testes, serão ensinados alguns exercícios adequados a cada nível.

No domingo (28), além das tradicionais Feira de Artesanato Mãos e Arte e Feira Agroecológica, das 9h às 13h30, o projeto Música no Parque recebe às 10h30 a banda RudeDog Ska Ensemble tocando o melhor do Ska. Criar releituras musicais é uma característica do Ska desde os seus primórdios e a banda vem ao Parque Vicentina Aranha com essa proposta, em versões que valorizam a música jamaicana e exploram a musicalidade rica do gênero caribenho, em especial seu flerte com a Música Brasileira. O Ska é um estilo visceral e dançante, que traz a mistura de ritmo tropicais como o mento, calipso, blues, rock e o jazz. 

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro. 

O Parque Vicentina Aranha fica à Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana, região centro. Telefone: 12 3911-7090.