Inscrições para cursos do Pronatec terminam na segunda
28/05/2017
Inscrições para cursos do Pronatec terminam dia 29
Inscrições para cursos do Pronatec terminam dia 29 Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

As inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), promovidos em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, terminam nesta segunda-feira (29), às 8h. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, pela página www.sjc.sp.gov.br/cursos ou pela Central 156.

Desde a abertura das inscrições, no dia 12, até a tarde da última quarta-feira (24), cerca de 7 mil pessoas haviam se cadastrado. O curso mais procurado foi inglês básico (1.393), seguido de inspetor de qualidade (1.002) e fotógrafo (920).

Ao todo, serão oferecidas 2.400 vagas. Porém, o candidato precisa estar ciente de que somente a inscrição não garante a matrícula no curso pretendido, pois são observados critérios socioeconômicos para a escolha e não ordem de inscrição. Estão sendo oferecidos 16 cursos, que terão, cada um, um total de 160 horas online.

Os candidatos classificados receberão, posteriormente à inscrição, uma carta do órgão com o código de inscrição, os dados sobre o curso escolhido e o acesso à plataforma do conteúdo das aulas a distância. As aulas têm previsão de início em julho próximo.

O Pronatec é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Os cursos são de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, e são ministrados por instituições de reconhecida competência.

As 2.400 vagas oferecidas estão distribuídas nos cursos de promotor de vendas (100), agente de microcrédito/programação e controle de produção (200), vendedor (200), produtor de Cerveja (100), editor de projeto visual gráfico (100), editor de vídeo (100), eletricista audiovisual (100), fotógrafo (100), iluminador cênico (150), Ilustrador (150), locutor/apresentador (100), operador de câmera (100), espanhol básico (400), inglês básico (400), inspetor de qualidade (100), introdução à linguagem de sinais (100) e agente de gestão de resíduos sólidos (100).

Mais cursos

Além dos cursos oferecidos pelo Pronatec, o programa Qualifica São José, da Prefeitura de São José dos Campos, está com inscrições abertas para vidraceiro, treinamento em hidráulica e coaching (para profissionais com ensino superior). No segundo semestre, a Prefeitura, por meio do Pronatec, deverá oferecer cursos gratuitos presenciais.