Doações de sangue batem a média diária no Hemocentro
24/05/2017
Doação de sangue
Servidores, advogados e apoiadores do movimento Maio Amarelo participaram da campanha para aumentar o estoque de bolsas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A campanha de doação de sangue Eu Escolhi Fazer a Diferença no Trânsito, da Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Hemocentro de São José dos Campos, foi um sucesso. Nos dois dias de campanha, terça (23) e quarta-feira (24), foram 219 doações no total, um aumento de 35% das doações médias diárias.

Funcionários da Prefeitura, advogados e pessoas apoiadoras do movimento Maio Amarelo participaram da campanha, que teve a finalidade de colaborar para o estoque de bolsas e conscientizar sobre a importância das doações de sangue, principalmente no atendimento às vítimas de trânsito.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 32 pacientes vítimas de acidente de trânsito necessitaram da transfusão de algum tipo de hemoderivado nos primeiros quatro meses deste ano.

A campanha foi finalizada com êxito, mas as pessoas devem seguir fazendo doações periodicamente, contribuindo para os pacientes que necessitam de transfusão. Os interessados em participar devem procurar o Hemocentro de São José dos Campos (Rua Antônio Saes, 425, Centro), das 7h às 12h30.

A campanha integra o conjunto de ações do Maio Amarelo realizadas no município neste mês, que têm o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras ao trânsito.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.