Urbam orienta população a embalar materiais cortantes para a coleta
25/05/2017
Funcionários da Urbam durante trabalho na rua
Os coletores são orientados sobre a forma correta de recolher os sacos de lixo e recebem os equipamentos de proteção individual Foto: Beto Freitas/PMSJC

Urbam

As equipes de educação ambiental da Urbam estão orientando os moradores a embalar corretamente materiais cortantes e perfurantes como vidros e agulhas antes de destiná-los para a coleta. 

Os coletores são orientados sobre a forma correta de recolher os sacos de lixo e recebem os equipamentos de proteção individual, no caso, luvas específicas. Mesmo assim, podem sofrer acidentes causados por cacos de vidro, agulhas, palitos de churrasco e outros materiais perfurocortantes ao recolher o lixo domiciliar.

“A população pode contribuir para reduzir o risco desse tipo de ocorrência ao disponibilizar os resíduos de forma correta para os serviços de coleta. Por isso, nossa equipe sempre orienta o armazenamento ideal”, explica o coordenador de educação ambiental, Rodrigo Cordeiro da Costa. 

Orientações

Cacos de vidro - Antes de colocar na sacola de lixo, enrole bem com jornal ou coloque dentro de uma caixa de papelão fechada com barbante ou fita adesiva (as caixas de sapato são ideais para armazenar vidro quebrado). De preferência, identifique-a como vidro quebrado;

Agulhas - Quem faz uso de medicamento contínuo (insulina) e gera grande quantidade de agulhas, deve armazená-las num recipiente rígido e, preferencialmente, com alças para o transporte seguro. Existem embalagens próprias para uso domiciliar. Outra sugestão é colocá-las em embalagens vazias de água sanitária, desinfetante e amaciante. Esses resíduos podem ser entregues na unidade de saúde mais próxima da sua casa, para que depois sejam recolhidos pela equipe de coleta especial da Urbam.