Fundo Social profissionaliza e ajuda a população a ter renda extra
25/05/2017
Mulheres durante o curso
Fundo Social do Governo de São Paulo visa qualificar os alunos para a produção de pães e proporcionar aos participantes renda Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Fundo Social de Solidariedade

O objetivo inicial era aprender a fazer decoração de bolo. Foi com essa intenção que Luciane Maria Claro, 42 anos, ligou para a Prefeitura de São José dos Campos e foi informada sobre o curso de panificação da Padaria Artesanal.  “Sempre tive vontade de aprender a fazer decoração de bolo. Um dia liguei para saber se havia esse tipo de curso e foi quando me informaram que ia começar o curso de panificação. Achei diferente e interessante, então resolvi participar”, disse.

O curso da Padaria Artesanal é oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade. Trata-se de um projeto de inciativa do Fundo Social do Governo de São Paulo que visa qualificar os alunos para a produção de pães e proporcionar aos participantes uma renda complementar.

Na segunda aula, Luciane já produzia as receitas ensinadas pela professora. “Com o auxílio da professora Cristina, que é muito amável e atenciosa, aprendi muito rápido e foi então que resolvi fazer os pães em casa”, afirmou.

O negócio deu tão certo que Luciane passou a produzir os pães caseiros para vender no bairro. “Faço pão de água, leite, fubá, cebola, queijo e revendo. Com o lucro consigo repor o material para produzir mais pães e ainda sobra um dinheirinho para ajudar na renda da família”, destacou a moradora do bairro Chácaras Reunidas.

Luciane conta que a produção dos pães é feita no período da tarde, já que pela manhã ainda trabalha em um restaurante. “Eu produzo a tarde, depois que chego do serviço. Mas minha intenção é ter um negócio próprio e que eu possa ter uma renda para ajudar o marido a comprar a nossa casa”, enfatizou.

De acordo com Luciane, são produzidos cerca de 180 pães por semana, que são revendidos pelo bairro onde mora. Hoje a família possui cinco clientes fixos e um revendedor dos pães.

Para quem se inspirou na história de Luciane e, assim como ela, deseja colocar a mão na massa e garantir um dinheiro extra, o curso de panificação é totalmente gratuito e aberto à população. São 120 vagas por turma. As aulas acontecem na cozinha artesanal localizada na Rua Elpídio dos Santos, 60, no Campo dos Alemães, zona sul da cidade. 

Para os próximos meses, o Fundo Social vai oferecer oficinas de comidas típicas de festa junina e cursos de caldinhos. Informações pelo telefone 3911-8060.