São José dos Campos lança programa ID Jovem nesta sexta-feira
25/05/2017
Evento acontece no Centro da Juventude
Toda a população, inclusive promotores de eventos, gestores municipais e lideranças comunitárias estão convidados a participar Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O auditório do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América, região sul) será palco de lançamento do programa Identidade Jovem – ID Jovem – na Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

A cerimônia pública acontecerá às 14h30. Toda a população, inclusive promotores de eventos, gestores municipais e lideranças comunitárias estão convidados a participar.

O ID Jovem é um programa do Governo Federal, coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude, que visa ampliar o acesso à meia-entrada de jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de renda mensal de até dois salários mínimos. A identidade funciona por meio de aplicativo para smartphone e já está disponível para a população.

O documento virtual traz mais controle e segurança no desconto de ingressos para eventos artístico-culturais e desportivos, tanto para organizadores quanto para o público. Podem entrar para o programa diversos tipos de eventos como shows, cinemas, teatros e jogos de futebol, por exemplo.

Além disso, o cartão digital possibilita a garantia de vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício não vale para deslocamentos entre municípios do mesmo estado ou dentro da cidade.

São reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

Depois de esgotados os lugares com gratuidade, são garantidas outras duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. A reserva de assentos para os jovens é válida até três horas antes da partida do transporte.

Como participar

Para participar da Identidade Jovem, promotores de eventos e empresas devem baixar o aplicativo específico para promotor (disponível para iOS, Android e Windows) e cadastrar os eventos ou trajetos interestaduais que planeja realizar.

A regra de inscrição vale também para a pessoas que planejam ir a algum dos eventos englobados pela ID Jovem ou viajar entre os estados brasileiros.

A validação do documento será feita por meio de QR Code ou código alfanumérico, garantindo a autenticidade e segurança. Além disso, o cidadão tem que apresentar o cartão virtual junto a um documento oficial de identificação com foto.