Prefeitura forma a oitava turma do Time do Emprego
25/05/2017
Municipes durante treinamento
Objetivo é capacitar as pessoas na elaboração de currículo, planejamento financeiro e despertar habilidades Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

São José dos Campos já conta com um novo time. Trata-se do Time do Emprego, que na tarde desta quinta-feira (25), formou cerca de 40 pessoas que agora estão aptas a retornar ao mercado de trabalho ou  até mesmo, conquistar o primeiro emprego.

Desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Governo do Estado, os encontros orientados por profissionais da Secretaria de Apoio ao Cidadão visa capacitar as pessoas na elaboração de currículo, fazer o planejamento financeiro, despertar habilidades e competências individuais. Tudo isso por meio de filmes educativos, jogos, simulações de entrevistas e aulas expositivas.

“Estou muito feliz. Aprendi muito durante os encontros, consegui vencer minha timidez e preparar meu currículo da maneira certa. Agora é ir em busca do trabalho”, afirmou Lucimara Helen Santos,32 anos, moradora do Campo dos Alemães.

Para José Ivan Vieira Bezerra, 52 anos, o programa é um passo para a realização do sonho. “Trabalho com reformas em geral e estou terminando o ensino fundamental. Esse certificado é a motivação que preciso para iniciar o curso de eletricista”, disse.

Os encontros são voltados aos participantes do Programa de Incentivo à Qualificação – PIQ, que já qualificou cerca de 200 participantes. Durante essa formação, alguns já saem empregados, pois começam a ter mais foco e interesse em buscar seus objetivos pessoal e profissional. Uma nova turma deve iniciar os encontros a partir do dia 29 de maio.

A certificação dos participantes do Time do Emprego aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (Rua Humaitá,484, Centro).

Sobre o programa

O Time do Emprego tem o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais, seja como empregado formal ou como proprietário do próprio negócio, por meio do cadastro como Micro Empreendedor Individual (MEI). Os conteúdos são desenvolvidos durante 12 encontros (um por semana), de três horas cada um, com grupos de 20 a 30 pessoas.