Profissionais da saúde têm treinamento para uso do Palivizumabe
26/05/2017
Enfermeiras na UBS
Recém-nascidos prematuros e crianças com doença pulmonar crônica e cardiopatia congênita receberão o medicamento em São José Foto: Divulgação

Secretaria de Saúde

Médicos e profissionais da área de enfermagem da Prefeitura de São José dos Campos, que trabalham no Projeto Casulo, passaram por um treinamento nesta semana sobre o manuseio e aplicação do medicamento Palivizumabe. A partir deste mês, os recém-nascidos prematuros e crianças com doença pulmonar crônica e cardiopatia congênita passarão a receber o medicamento no próprio município e não mais em Taubaté.

O medicamento Palivizumabe é necessário para prevenção das infecções do trato respiratório. Anteriormente, pais e responsáveis precisavam se deslocar com as crianças até Taubaté para receber esse medicamento específico, oferecido gratuitamente na rede pública. Na avaliação da Prefeitura, é de grande importância o fato de as crianças não precisar mais se deslocar para Taubaté, já que muitas delas têm a saúde fragilizada em consequência da prematuridade.

A Prefeitura de São José dos Campos conseguiu autorização do Governo do Estado, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (VGE 17), para atender as crianças no próprio município. Assim, São José dos Campos também passa a ser referência para a região, que compreende os municípios de Caçapava, Jacareí, Santa Branca, Monteiro Lobato, Jambeiro, Paraibuna e Igaratá.

Com a mudança do local de atendimento, as crianças também poderão ser melhor acolhidas e acompanhadas mais de perto pela equipe multidisciplinar do Projeto Casulo, que oferece máxima atenção a gestantes e recém-nascidos que necessitam de cuidados especiais.

A aplicação do medicamento nas crianças que já tiveram alta hospitalar será feita no Projeto Casulo, uma unidade da Secretaria de Saúde localizada na região central do município. O medicamento é fundamental em crianças com risco de contrair o vírus sincicial respiratório (VSR). Por se tratar de um medicamente caro – uma dose custa aproximadamente R$ 3 mil – há um controle rigoroso quanto ao manuseio e aplicação.

O Palivizumabe é um anticorpo, que apresenta atividade neutralizante e inibitória do vírus causador das infecções respiratórias. Provoca imunização passiva, o que o diferencia das vacinas. Têm direito ao medicamento todas as crianças prematuras nascidas com idade gestacional menor que 28 semanas e com idade inferior a 1 ano (até 11 meses e 29 dias). Também podem receber o medicamento crianças com idade inferior a 2 anos que tenham doença pulmonar crônica da prematuridade ou doença cardíaca congênita.

No ano passado, 75 crianças de São José dos Campos receberam o medicamento. Em 2017, até o momento, 10 crianças estão habilitadas a receber o anticorpo. O medicamento é aplicado no período de sazonalidade do vírus, que na região sudeste se dá entre os meses de março a julho. As crianças recebem 5 doses, uma por mês, sendo que a primeira é administrada um mês antes do início do período de sazonalidade do vírus.