Idosos aprendem a preparar hambúrguer saudável
26/05/2017
Idosos posam para foto
A turma participou da oficina e preparou dois hambúrgueres: um com sabor de couve-flor e outro com sabor de cenoura Foto: Divulgação

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Domingo, 28 de maio, é o Dia do Hambúrguer, um dos lanches favoritos que atrai adultos e crianças. Para comemorar essa comida popular, mas mantendo os hábitos alimentares saudáveis especialmente na Terceira Idade, a Casa do Idoso Norte, em São José dos Campos, preparou uma oficina especial de culinária para a produção de hambúrguer sadio. 

Um total de quinze idosos participaram da oficina, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (26), quando duas receitas de hambúrgueres, à base de farinha de aveia, sendo um sabor de couve-flor e outro sabor cenoura, foram elaboradas.  

A primeira etapa foi a apresentação de um vídeo, onde eles aprenderam sobre as diferenças do hambúrguer orgânico do industrializado. Depois, na cozinha experimental, fizeram o passo a passo da receita. 

“Verduras, legumes, grãos, são alguns dos ingredientes que podem contribuir para um hambúrguer saudável e suculento”, disse a nutricionista Mariana Godoy. 

Para Antônio Cândido de Melo, 60 anos, a receita é interessante. “Eu, muitas vezes, acabo abusando um pouco da alimentação, não sabia que dava pra comer e fazer um hambúrguer saudável. Vou aproveitar que aprendi e fazer em casa”, afirmou o morador da Vila Paiva.

A aposentada Lusia Vieira Monteiro, 68 anos, também vai incluir a receita no cardápio. “Hambúrguer saudável é bom para manter a forma. Vou aproveitar para fazer a receita aos meus netos”, disse a moradora do bairro dos Freitas.

Todas as atividades desenvolvidas nas quatro unidades da Casa do Idoso têm a coordenação da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.