Justiça autoriza pagamento e Saúde terá outra empresa
26/05/2017
Pacientes na UBS
Pacientes aguardam atendimento na UBS do Alto da Ponte, na zona norte; Unidade também vai receber os serviços da nova empresa Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

A 2ª Vara do Trabalho de São José dos Campos julgou procedente o pleito formulado pelo Sindicado dos Empregados em Turismo e Hospitalidade e autorizou o pagamento aos funcionários da Comatic nesta sexta-feira (26). Além do montante correspondente ao salário de abril, os funcionários receberam os valores referentes ao vale-transporte e vale-alimentação.

A Comatic, empresa que era responsável pela limpeza nas unidades, foi penalizada pela Prefeitura devido a uma série de irregularidades cometidas nos últimos meses, como atrasos nos pagamentos dos funcionários e não cumprimento de diversas cláusulas previstas em contrato.

Para garantir o pagamento aos trabalhadores, Prefeitura e sindicato resolveram que a entidade entraria com pedido de liminar na Justiça, solicitando que o pagamento aos funcionários fosse feito em juízo. O pagamento foi feito pelo município e nesta sexta-feira a Justiça determinou a transferência de R$ 428.932,31 para a conta bancária do sindicato.

A Prefeitura tomou todas as medidas necessárias para garantir a manutenção dos serviços de limpeza nas unidades de saúde. Não houve paralisação dos serviços, pois os funcionários vinham trabalhando com contingente reduzido.

Nova empresa assume os serviços de limpeza

A MM Ambiental Limpeza e Conservação Ltda, vencedora da licitação aberta pela Prefeitura para prestação de serviços de limpeza predial e técnico hospitalar para as unidades de Saúde do município, inicia o trabalho na semana que vem, em substituição à Comatic. O valor do contrato é de R$ 7.647.235,20, pelo prazo de um ano.

O serviço de limpeza abrange também corte de grama e limpeza de jardim, com fornecimento de mão-de-obra, materiais e equipamentos em unidades básicas de saúde, unidades de Pronto Atendimento, Hospital de Clínicas Sul, unidades de Especialidades e unidades Administrativas.