Trabalho de professora de São José é referência nacional
29/05/2017
Professora com alunos
No projeto de Sabrina, os alunos escrevem histórias em quadrinhos com desenhos digitalizados que resultam em pequenos filmes Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

O projeto da professora Sabrina Machado Silva, da Prefeitura de São José dos Campos, foi um dos 978 projetos sobre boas práticas em sala de aula apresentados durante um congresso nacional que reuniu mais de 4 mil pessoas no Colégio Presbiteriano Mackenzie, em São Paulo, neste último sábado (27).

Sabrina, que é professora da Sala de Leitura da Escola Municipal de Educação Infantil Jane Palumbo (região sul), inscreveu uma atividade realizada com alunos de 5 e 6 anos, chamado Cine Gibi. Professores de todo o país puderam avaliar os resultados obtidos com esse trabalho e poderão levar a atividade como exemplo para as respectivas escolas.

No projeto Cine Gibi, os alunos escrevem histórias em quadrinhos com temas livres. Os desenhos são digitalizados e as histórias narradas por professores da escola, resultando em pequenos filmes. Os estudantes do processo de produção do vídeo escolhem as cores e efeitos que serão utilizados. Em seguida, os vídeos são apresentados em eventos da escola para os demais estudantes e familiares.

“Essa atividade é estimulante para as crianças. Trabalha a imaginação, criatividade e interação na busca do desenvolvimento da escrita e da oralidade, além de tantas outras habilidades”, contou a professora.

Durante o congresso, Sabrina trocou experiências e ideias com outros professores. “Foi um momento de muito aprendizado, mas poder mostrar para todo o país o potencial dos alunos e professores da rede de São José dos Campos foi o mais importante para mim. Fico muito orgulhosa em saber que nossa iniciativa pode inspirar outros educadores”, destacou.