Atividades gratuitas serão oferecidas à população no Dia do Desafio
29/05/2017
Atividade física no pavilhão do Centro da Juventude
O pavilhão do Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América) vai receber atividades físicas Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos criou uma programação especial para toda a população se mexer nesta quarta-feira (31) com o Dia do Desafio. Serão oferecidas atividades físicas gratuitas aos munícipes em diversos pontos da cidade.

Na Rua José de Alencar, em frente ao Paço Municipal, haverá slackline, cabo de guerra, orientações do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, campanha do Maio Amarelo – Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito, aula de treinamento funcional, além de brincadeiras com a Rua de Lazer. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e tarde.

Por conta deste evento, parte da Rua José de Alencar, nas imediações do Paço Municipal, vai estar interditada das 7h às 18h.

Já no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul, a programação terá maratona de artes marciais (judô, boxe, jiu-jitsu, karatê, hapkidô, muay thai, capoeira e kickboxing), streetball (basquete de rua), festival de futsal, treinamento funcional e Rua de Lazer. O roteiro seguirá da manhã até a noite.

Para os apaixonados por pedal, haverá um passeio ciclístico noturno, com saída do estacionamento do Parque Santos Dumont (Rua Prudente Meirelles de Morais, 1000,  Vila Ady Anna), na região central. O encontro está marcado para as 19h30. É necessário levar bike e capacete próprios.

Além dos locais, 120 escolas da rede municipal de ensino, 80 da rede estadual, 18 núcleos da Fundhas e unidades militares confirmaram a participação no Dia do Desafio.

HORÁRIO

CENTRO DA JUVENTUDE

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE JUDÔ

ÁREA EXTERNA DEMARCADA

ESPAÇO PARA STREETBALL

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE JIU-JITSU

ESPAÇO DO PAVILHÃO

ATIVIDADES DE LAZER PARA CRIANÇAS

15h às 16h30

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE BOXE

17h às 18h30

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE JIU-JITSU

QUADRA POLIESPORTIVA

FESTIVAS DE FUTSAL 10 MINUTOS OU 2 GOLS!

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE KARATÊ, HAPKIDÔ E MUAY THAI

COM LARGADA E CHEGADA NA ÁREA DO ESTACIONAMENTO

TREINÃO CONTROLADO DE CORRIDA DE RUA DE 5KM

ÁREA EXTERNA DEMARCADA

AULA ABERTA DE TREINAMENTO FUNCIONAL

MARATONA DE ARTES MARCIAIS – TREINÃO DE JIU-JITSU, CAPOEIRA E KICKBOXING

HORAS

PAÇO MUNICIPAL

MASTROS DAS BANDEIRAS

CERIMÔNIA DE HASTEAMENTOS DAS BANDEIRAS: BRASIL, SÃO PAULO, SÃO JOSÉ E PIRACICABA, COM A PARTICIPAÇÃO DA BANDA MUSICAL DA POLÍCIA MILITAR CPI–1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SLACKLINE PARTICIPAÇÃO LIVRE

RUA DE LAZER, CABO DE GUERRA

9h e 14h

ORIENTAÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS SOBRE OS PRIMEIROS SOCORROS

9h e 14h

RUA EM FRENTE AO PAÇO

CAMPANHA DO MAIO AMARELO (MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA NO TRÂSITO)

PALCO EM FRENTE AO PAÇO

AULA ABERTA DE TREINAMENTO FUNCIONAL

HORAS

PARQUE SANTOS DUMONT

ESTACIONAMENTO DO PARQUE

PEDALBIKE NOTURNO, COM PERCURSO DE 33KM

Como participar

Estimular a atividade física como forma de saúde e bem-estar é o objetivo do Dia do Desafio. Para 2017, a Prefeitura organizará atividades gratuitas de mobilização e incentivo para os munícipes.

Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.

Esta é 21ª vez que São José vai participar. A cidade é vencedora de 16 edições. Neste ano, o adversário será o município conterrâneo do interior paulista, Piracicaba. O "confronto" foi definido em sorteio na unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jundiaí.

Em 2016, a população joseense foi campeã, derrotando Salamanca, do México, com 50,59% dos cidadãos participantes contra 12,57% do município desafiante. Ao todo, 307 mil joseenses se dispuseram a praticar ao menos 15 minutos de exercícios no dia.

O mundo se mexe

Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras.

Neste ano, 20 países do continente americano entrarão na disputa e todas as cidades participantes vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. Pelo sistema de pontuação, será vencedor o município que levar o maior percentual da população a realizar alguma atividade física.

O resultado será divulgado assim que os dados dos competidores foram enviados pelas coordenações regionais. Mais informações estão disponíveis no site do evento.