Cursos gratuitos do Pronatec atingem 8 mil inscrições
29/05/2017
Aluno durante aula do Pronatec
O programa é parceria do Governo Federal em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José Foto: Divulgação

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Um total de 8 mil pessoas se inscreveram para as 2.400 vagas oferecidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. As inscrições encerraram às 8 horas desta segunda-feira (29).

Somente a inscrição não garante a matrícula no curso pretendido, pois são utilizados critérios socioeconômicos para a seleção dos candidados e não ordem de inscrição.

A partir de agora, os candidatos selecionados começam, aos poucos, a serem chamados. Eles receberão uma carta do órgão com o código de inscrição, os dados sobre o curso escolhido e o acesso à plataforma do conteúdo das aulas à distância (EAD).

Os cursos mais procurados foram de fotografia, seguidos por inglês básico e inspetor de qualidade. Estão sendo oferecidos 16 cursos, que terão, cada um, um total de 160 horas online. As aulas têm previsão de início em julho próximo.

O Pronatec é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico. Os cursos são de qualificação profissional, voltados para o mercado de trabalho, e são ministrados por instituições de reconhecida competência.

As 2.400 vagas oferecidas estão distribuídas nos cursos de promotor de vendas (100), agente de microcrédito/programação e controle de produção (200), vendedor (200), produtor de Cerveja (100), editor de projeto visual gráfico (100), editor de vídeo (100), eletricista audiovisual (100), fotógrafo (100), iluminador cênico (150), Ilustrador (150), locutor/apresentador (100), operador de câmera (100), espanhol básico (400), inglês básico (400), inspetor de qualidade (100), introdução à linguagem de sinais (100) e agente de gestão de resíduos sólidos (100).

No segundo semestre, a Prefeitura, por meio do Pronatec, deverá oferecer cursos gratuitos presenciais