Professores iniciam estudos para compartilhamento mundial
29/05/2017
Alunos e professores da rede municipal começam a coletar dados do Aedes aegypti em parceria com a Nasa Foto: Beto Faria/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta segunda-feira (29), professores de ciências de 25 escolas de ensino fundamental da rede municipal de São José dos Campos iniciaram a coleta de dados ambientais para a Nasa (Agência Espacial Americana). O treinamento dos profissionais aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, região norte, e contou com a presença de pesquisadores da Nasa e da AEB (Agência Espacial Brasileira).

No primeiro dia do treinamento, os participantes receberam orientações sobre o uso da plataforma Globe (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente), onde os dados coletados serão lançados.

Após a explicação teórica, os professores seguiram para o Parque da Cidade, localizado próximo ao Cefe, onde puderam entender, na prática, como funciona a coleta e o cadastro dos dados, que é feito por meio de um aplicativo instalado no celular ou tablet.

O primeiro tema que será estudado por professores e alunos é a larva do mosquito Aedes aegypti. Nesta semana, os docentes já poderão compartilhar os conhecimentos adquiridos com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e iniciar as buscas por informações.

Para coleta dos dados sobre a larva do mosquito, os professores receberam kits com ferramentas específicas para proteção das mãos, coleta e armazenamento da água e uma lente microscópica, que é acoplada a lente da câmera do celular, ampliando a imagem com qualidade para a captura de fotos.

Os dados coletados ficam disponíveis no aplicativo Globe para alunos, professores e pesquisadores de todo o mundo e poderão ser acessados a qualquer momento. Ao mesmo tempo, os alunos de São José dos Campos também terão acesso às informações dos outros 116 países que participam do projeto, podendo utilizá-los em estudos dentro de sala de aula.

A Escola Municipal Palmyra Sant’Anna, na Vila Industrial, região leste, foi uma das 25 escolas selecionadas para participar do projeto, e é representada pela professora de ciências Thaís Campos, que ficou empolgada com a experiência que o Globe vai proporcionar aos alunos.

“Nós, que somos adultos, ficamos surpresos com os resultados dessa primeira coleta. Tenho certeza que os alunos ficarão curiosos e participarão dos estudos com disciplina e muito empenho. Essa novidade irá possibilitar a São José ser vista e reconhecida internacionalmente e é um orgulho imenso fazer parte dessa história”, disse a professora.

Nesta terça-feira (30), último dia do treinamento, o tema será a atmosfera e os professores coletarão dados sobre temperatura e umidade do ar, cobertura de nuvens, pressão barométrica e temperatura de superfície.

O programa Globe

Além de contribuir mundialmente para estudos científicos, o programa Globe incentiva a interação entre estudantes, professores e cientistas, despertando vocações em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de complementar as atividades realizadas em sala de aula.

No Brasil, somente três cidades foram selecionadas para participar desta ação: Rio de Janeiro (RJ), Paranaguá (PR) e São José dos Campos. “São José é uma cidade que respira tecnologia, inovação e meio ambiente, motivos que tornaram essa cidade um local especial para as pesquisas. Os professores foram muito receptivos e tenho certeza de que esta atividade será promissora e muito importante para os envolvidos e a cidade”, destacou Jean Robert Batana, Coordenador de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da AEB.