Alunos participam de campanha de segurança no trânsito
29/05/2017
A escola receberá a palestra Trânsito Seguro sobre as situações do cotidiano, incentivando ao uso de equipamentos de segurança Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de São José dos Campos realizou, juntamente com os alunos dos 4º e 5º anos da Emef Prof. Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, zona leste, uma caminhada em prol da campanha Maio Amarelo. Cerca de 200 alunos participaram da ação.

Vestidos de amarelo, os alunos levaram faixas e cartazes, leram uma carta e poesias pedindo cuidados no trânsito aos motoristas, mostrando o comprometimento das crianças com as mudanças de atitude para um trânsito mais seguro.

A ação foi acompanhada por professores da escola e educadores de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, com o intuito de estimular nas crianças a conduta responsável no trânsito.

Amanhã, terça-feira (30), a escola ainda receberá a palestra Trânsito Seguro, onde serão apresentados situações do cotidiano,  incentivando ao uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e cadeirinhas, a travessia correta na faixa de pedestre, o uso de semáforos com botoeiras, tendo como objetivo motivar as crianças a terem práticas seguras e passar o conhecimento adiante.

Escola do Pinheirinho dos Palmares

Ação educativa, que traz super-heróis, acontece nesta terça (30), na escola do Pinheirinho dos Palmares (região sudeste). A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com duas ONGs, Fábrica de Heróis e Picadeiro do Asfalto,  e com o Sindseg SP (Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização) e Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros), realizam às 15h uma ação educativa. O objetivo é conscientizar sobre atitudes positivas no trânsito.

Com o tema “No trânsito, não existe heróis”, a campanha apresenta de forma descontraída e divertida, práticas seguras no trânsito. Atores vestidos de super-heróis e uma trupe de palhaços irão abordar as crianças, entregando revistas de história em quadrinhos e estimulando ações cotidianas, visando a preservação de vidas e o papel de cada um para a diminuição de acidentes, estimulando a paz no trânsito.

As ações integram o conjunto de atuações do Maio Amarelo, que estão sendo realizadas no município neste mês. O movimento é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.