Dia do Desafio movimenta crianças, jovens, adultos e idosos
30/05/2017
Pessoas fazendo atividade física
Pessoas de todas as idades vão fazer atividade física em vários locais e demonstrar a opção joseense pelo bem-estar e qualidade de vida Foto: Jouvani Reis/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

As unidades da Casa do Idoso de São José dos Campos, coordenadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, participam nesta quarta-feira (31) do Dia do Desafio. Os frequentadores estão sendo motivados a convidar amigos que não têm o hábito de praticar atividade física.

As atividades terão início com um alongamento, seguido de uma aula de ritmos adaptada, a partir das 8h, nas unidades sul e leste. Já as atividades com alongamento e aula de ritmo, na Casa Centro, acontecem às 9h30 e às 13h30, e na Casa Norte, às 8h30.

Além das Casas do Idoso, as atividades para o Dia do Desafio envolvem também funcionários da Secretaria de Apoio Social, que realizarão uma caminhada entorno do prédio.

O Dia do Desafio tem como o objetivo promover a prática de atividades físicas. Para participar, todas as pessoas podem fazer qualquer tipo de atividade física, individualmente ou em grupo, por no mínimo 15 minutos, ligar para a Prefeitura, pela Central 156, e informar o tempo e a atividade realizada.

Esta é 21ª vez que São José vai participar. A cidade é vencedora de 16 edições. Neste ano, o adversário será Piracicaba, também do interior paulista.

Em 2016, a população joseense foi campeã, derrotando Salamanca, do México, com 50,59% dos cidadãos participantes contra 12,57% do município desafiante. Ao todo, 307 mil joseenses praticaram ao menos 15 minutos de exercícios no dia.

Programação das Casas do Idoso

Casa Centro
Rua Euclides Miragaia, 508, Centro
  • 9h30  Alongamento com som ao vivo
  • 13h30  Circuito de atividades
Casa do Idoso Sul
Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos
  • 8h  Atividade esportiva ao ar livre, no estacionamento da Casa do Idoso
Casa do Idoso Norte
Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana
  • 8h30  Atividade esportiva ao ar livre, na Praça de Santana
Casa do Idoso Leste
Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde
8h  Aula de ritmos no estacionamento da Casa do Idoso Leste

Fundhas

Alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) também vão participar do Dia do Desafio. A expectativa dos organizadores é reunir todas as crianças e profissionais lotados na sede (Rua Santarém, 560, Parque Industrial, zona sul) para dar um abraço simbólico no prédio da instituição.

Estão convidados para esta ação alunos, educadores e todos os funcionários do setor administrativo lotados na unidade do Parque Industrial para participar da atividade. A previsão é que cerca de 400 pessoas participem da atividade. A concentração dos participantes está marcada para às 8h, em frente à biblioteca da fundação.

Urbam

Os funcionários da sede da Urbam farão atividades físicas com acompanhamento de um profissional da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, às 9h30, no Dia do Desafio. Os profissionais da limpeza urbana também farão atividades laborais nos pontos de apoio da varrição, antes do início das atividades.

Mais eventos

A Prefeitura de São José dos Campos criou uma programação especial para toda a população se mexer no Dia do Desafio. Serão oferecidas atividades físicas gratuitas aos munícipes em diversos pontos da cidade.

Na Rua José de Alencar, em frente ao Paço Municipal, haverá slackline, cabo de guerra, orientações do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros, campanha do Maio Amarelo – Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito, aula de treinamento funcional, além de brincadeiras com a Rua de Lazer. As atividades acontecerão nos períodos da manhã e tarde.

Por conta deste evento, parte da Rua José de Alencar, nas imediações do Paço Municipal, vai estar interditada das 7h às 18h.

Já no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), na região sul, a programação terá maratona de artes marciais (judô, boxe, jiu-jitsu, karatê, hapkidô, muay thai, capoeira e kickboxing), streetball (basquete de rua), festival de futsal, treinamento funcional e Rua de Lazer. O roteiro seguirá da manhã até a noite.

Para os apaixonados por pedal, haverá um passeio ciclístico noturno, com saída do estacionamento do Parque Santos Dumont (Rua Prudente Meirelles de Morais, 1000,  Vila Ady Anna), na região central. O encontro está marcado para as 19h30. É necessário levar bike e capacete próprios.

Além dos locais, 120 escolas da rede municipal de ensino, 80 da rede estadual, 18 núcleos da Fundhas e unidades militares confirmaram a participação no Dia do Desafio.