UPA Alto da Ponte implanta melhorias no atendimento
30/05/2017
médica analisa raio-x
A unidade conta também com um novo equipamento de raio-x, de última geração, que permite ao médico acessar o resultado do exame Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Saúde

O INCS (Instituto Nacional de Ciências da Saúde), organização social que assumiu no último domingo (28) a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto da Ponte, na zona norte de São José dos Campos, está implantando uma série de melhorias no atendimento da população que busca os serviços urgência e emergência no local.

Entre elas, o aumento no número de médicos, o incremento de equipamentos e a implantação de novos serviços.

A UPA do Alto da Ponte é referência para a população dos bairros Alto da Ponte, Altos de Santana, Telespark, Santana, Vila Maria, Vila Paiva, Buquirinha, Bonsucesso e adjacências. São realizados cerca de 700 atendimentos por dia.

A nova gestora, que já administra a UPA do Putim, aumentou o número de médicos por turno de 12 horas, disponibilizando mais 1 clínico e 1 pediatra. Agora, no horário das 7h às 19h, são 4 clínicos e 3 pediatras. Já no plantão das 19h às 7h, são 3 clínicos e 2 pediatras. No total, a unidade conta com 150 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e pessoal administrativo.

Segundo o gerente administrativo do INCS, Antônio Pereira de Souza Júnior, a unidade agora conta também com um novo equipamento de raio-x, de última geração, que permite ao médico acessar o resultado do exame digitalizado em poucos minutos. “O resultado é acessado pelo médico no computador do próprio consultório, em questão de minutos, sem a necessidade de fazer o processo antigo de revelação do filme”, explicou.

Dentro de 15 a 20 dias, a unidade também passará a coletar e processar os exames laboratoriais no próprio local, com resultado disponibilizado em poucos minutos, agilizando o tempo de resposta na investigação das patologias. Serão realizadas análises clínicas de 31 tipos diferentes de exames.

“Antes, o exame era processado no laboratório central da Prefeitura, no Hospital de Clínicas Sul. O paciente pegava o resultado do exame só no dia seguinte; agora vai sair em 30 minutos”, completou.

Com a nova parceria, a unidade também ganhou incremento de equipamentos, como ventiladores mecânicos utilizados no tratamento da insuficiência respiratória, monitores cardíacos multiparametrais, desfibriladores cardioversores, bombas de infusão e oxímetros de mesa.

Mais uma inovação é a disponibilização do transporte de pacientes que precisam ser removidos para outras unidades de referência, como o Hospital Municipal e o Hospital de Clínicas Sul. “Contamos com um serviço próprio de remoção que é acionado sempre que necessário, com atendimento rápido”, conclui o gerente.

O contrato da INCS com a Prefeitura tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por até 5 anos, com valor estipulado de R$ 1.226.592,59 por mês.