450 alunos da escola do Pinheirinho recebem campanha educativa
30/05/2017
Durante a atividade e de forma descontraída e divertida, atores vestidos de palhaços apresentaram práticas seguras no trânsito
Durante a atividade e de forma descontraída e divertida, atores vestidos de palhaços apresentaram práticas seguras no trânsito Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de São José dos Campos realizou na escola do Pinheirinho dos Palmares (região sudeste), em parceria com a ONG Picadeiro do Asfalto,  com o Sindseg SP (Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização) e com o Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros) uma campanha educativa sobre segurança no trânsito. Participaram da ação cerca de 450 alunos.

Com o tema “No trânsito, não existe heróis”, a campanha apresentou de forma descontraída e divertida, práticas seguras no trânsito. Atores vestidos de palhaços abordaram as crianças, entregando revistas de história em quadrinhos estimulando à preservação de vidas e o papel de cada um para a diminuição de acidentes.

Para a diretora Sandra Magan da Silva, 48 anos, ações educativas em um bairro novo como o Pinheirinho são muito importantes. “Esse bairro é novo, a conscientização para que as pessoas preservem seu espaço e as crianças preservem as travessias e se atentem nos momentos de entrada e saída é fundamental. É muito importante que pais e alunos estejam conscientes da educação no trânsito”, disse.

No mesmo dia, a escola Emef Prof. Antônio Palma Sobrinho, no Parque Nova Esperança, zona leste da cidade recebeu a palestra Trânsito Seguro. Cerca de cem crianças participaram do evento.

A palestra abordou temas como o estímulo ao uso de equipamentos de segurança, como cinto de segurança e cadeirinhas, a travessia correta na faixa de pedestre, o uso de semáforos com botoeiras, incentivando a ações seguras no trânsito, estimulando as escolhas conscientes.

As ações integram o conjunto de atuações do Maio Amarelo, que estão sendo realizadas no município neste mês. O movimento é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.