Procon orienta idosos a evitar arapucas dos empréstimos
31/05/2017
Palestra do Procon no auditório do andar térreo do Paço Municipal
As palestras em empresas, escolas, entidades e órgãos públicos levam orientações à população e incentivar o consumo consciente Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Apoio Jurídico

O Procon de São José dos Campos, que é mantido pela Prefeitura, promove nesta quinta-feira (1º), às 14h, uma palestra na Casa do Idoso Centro (Rua Euclides Miragaia, 508, Centro). Gratuito e aberto a todos os frequentadores, o evento tem o objetivo de levar informações sobre os direitos dos idosos nas relações de consumo e orientá-los a não cair em armadilhas, como contrair empréstimos desvantajosos.

Nesse encontro, os técnicos do órgão vão fazer uma explanação sobre os direitos básicos do consumidor. Eles vão abordar três temas especificamente relacionados ao público acima de 60 anos de idade plano de saúde (Estatuto do Idoso, reajustes, discriminação, coberturas e esclarecimentos), transporte (critérios para gratuidade e descontos garantidos em lei) e educação financeira (empréstimo e cartão de crédito consignados).

Também será reforçado o alerta para evitar fraudes, tendo em vista a fragilidade do idoso diante de ações de pessoas de má-fé. Essa é uma grande preocupação, pois vários oportunistas geralmente aplicam golpes quando as vítimas não têm o conhecimento necessário.

Desde o começo do ano, o Procon de São José dos Campos realiza várias atividades para resguardar os direitos dos consumidores e promover a cidadania. São ações que vão além da fiscalização, pesquisa de preços e verificação da qualidade dos produtos nos estabelecimentos comerciais.

Uma delas é a programação de palestras em empresas, escolas, entidades e órgãos públicos. Esses encontros procuram levar orientações à população, principalmente para incentivar o consumo consciente e a educação financeira.

No âmbito de formação dos estudantes de direito, foi estabelecida uma parceria com a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), com os mutirões de audiências conciliatórias entre consumidores e fornecedores. O primeiro ocorreu no dia 15 de março, com a solução de 70% dos 100 casos apresentados. Outro está previsto para 15 de setembro.

Localizado no antigo prédio do Fórum (rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas), com entrada pela avenida José Longo, o Procon joseense atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página www.sjc.sp.gov.br/procon.