População adere ao movimento em todas as regiões da cidade
31/05/2017
Participam da ação consciente, entidades assistenciais, escolas, unidades esportivas e unidades militares da cidade Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

O 23º Dia do Desafio começou nesta quarta-feira (31) colocando a população para se mexer em todas as regiões de São José dos Campos. Participam da ação consciente, entidades assistenciais, escolas, unidades esportivas e unidades militares da cidade.

Nas quatro unidades da Casa do Idoso, coordenadas pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, as atividades tiveram início às 8h e evolveram cerca de 700 idosos. Além dos locais de assistência social, funcionários da secretaria realizaram uma caminhada no entorno do prédio.

Na Casa Leste, uma aula de ritmos realizada no estacionamento da unidade envolveu idosos e alunos da escola Profª Ana Herondina Schychof. O ritmo latino também embalou as atividades realizadas por idosos da Casa Sul. Na Casa Norte, os idosos e os alunos da escola Santana do Paraíba realizaram as atividades na praça de Santana. E na Casa Centro, os idosos fizeram alongamento na cadeira e dança de sapateado.

Para Regina Célia Lima, 73 anos, fazer exercícios é bom para a saúde. “Atividade física faz muito bem para a saúde, especialmente para a nossa coordenação”, disse a frequentadora da Casa.

“Meu desafio é me exercitar para melhorar minha postura e me sentir bem”, disse Maria José Rubens Calvo, 69 anos. Dentro da programação, a Casa Centro realizará, às 13h30, novo Circuito de Atividades Esportivas.

Já no Paço Municipal, houve atividades abertas ao público e direcionadas aos servidores, que contaram com a participação de cerca de 300 pessoas. No início da manhã, houve a solenidade oficial de abertura do Dia do Desafio com a apresentação da banda da Polícia Militar e a tropa do Tiro de Guerra. Foi realizado o hasteamento das bandeiras de São José e de Piracicaba, município adversário deste ano.

A programação incluiu um desafio aos funcionários públicos de evitar o uso dos elevadores e optar por subir aos andares do prédio pelas escadas. Durante todo o dia, uma equipe coordenará um rapel no Paço, exclusivo para os servidores. Além disso, na rua José de Alencar foi montada estrutura para prática de slackline, cabo de guerra e recreação com a Rua de Lazer. O Corpo de Bombeiros também está no local para dar orientações sobre primeiros socorros.

Membros da Secretaria de Mobilidade Urbana também marcam presença para conscientizar os cidadãos sobre a campanha Maio Amarelo – Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito. Para fechar o itinerário do Paço, às 16h, será realizada uma aula de treinamento funcional aberta a população.

No Centro da Juventude, na região sul, uma maratona de artes marciais (judô, boxe, jiu-jitsu, karatê, hapkidô, muay thai, capoeira e kickboxing) seguirá durante todo o dia. Um espaço também foi demarcado para a prática do streetball (basquete de rua). À tarde, brincadeiras estão reservadas para crianças e adultos com a Rua de Lazer e, à noite, haverá um festival de futsal (10 minutos ou dois gols), aula aberta de treinamento funcional e concentração às 19h30 para uma corrida comunitária de 5 km na região próxima ao Cejuv.

Até a Guarda Civil Municipal, da Secretaria de Proteção ao Cidadão, participa do Dia do Desafio. Cerca de 40 guardas se exercitaram e participaram de disputa de queda de braços, técnicas de judô e hapkido oriental, entre outros desafios.

Como participar

Estimular a atividade física por 15 minutos, como forma de saúde e bem-estar, é o objetivo do Dia do Desafio.

Qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, pode participar. Para ajudar São José a ganhar pontos, basta praticar qualquer tipo de atividade física por 15 minutos e informar o número de participantes pela Central 156.

Esta é 21ª vez que São José vai participar. A cidade é vencedora de 16 edições. Neste ano, o adversário será o município conterrâneo do interior paulista, Piracicaba.

Em 2016, a população joseense foi campeã, derrotando Salamanca, do México, com 50,59% dos cidadãos participantes contra 12,57% do município desafiante. Ao todo, 307 mil joseenses se mexeram junto com o mundo na última edição.