Prefeitura limpa os três lagos do Parque Santos Dumont
31/05/2017
Para execução do serviço, houve o transbordo dos peixes e a manutenção dos tanques; Parte do lago maior já foi limpo Foto: Beto Freitas/PMSJC

Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta quarta-feira (31), a limpeza dos lagos do Parque Santos Dumont, na região central. O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e integra uma série de ações com o objetivo de deixar o tradicional cartão postal do município ainda mais atraente à população.

O trabalho, iniciado no último dia 16 de maio, foi executado nos três lagos do parque. Juntos, eles possuem cerca de 20 mil peixes, entre tilápias, carpas, lambaris, pacus, bagres, cascudos e tuviras.

Para execução do serviço, houve o transbordo dos peixes e a manutenção dos tanques. Parte do lago maior já havia sido limpo em fevereiro último. O trabalho é realizado pelo menos duas vezes ao ano. Frequentadores do Parque Santos Dumont destacaram a importância da limpeza dos lagos.

“Frequento sempre o Parque Santos Dumont e acho muito importante que os lagos estejam sempre limpos. São ações como esta que tornam o parque cada vez mais atraente para a população”, disse o caldeireiro Flávio Castro, 55 anos, que mora na região central.

“É uma medida importante para evitar doenças até porque tem muitas crianças que se aproximam dos lagos para ver os peixes. A limpeza dos lagos garantirá mais segurança e saúde para os peixes e para a população”, afirmou o mestre de obras Luciano Santos, 40 anos, que reside no Jardim da Granja, na região sudeste.

Melhorias

Desde janeiro, o Parque Santos Dumont está recebendo diversos serviços de manutenção. Já houve reparos nas áreas de entrada do parque e nas alamedas. Além disso, outra melhoria será o restauro do protótipo do avião Bandeirante, que foi transportado em 29 de abril para um hangar do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica). A previsão é que o trabalho esteja concluído até o aniversário da cidade, em 27 de julho.

Cartão postal

Localizado na região central da cidade (rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Ady Anna), o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados e recebe cerca de 45 mil visitantes por semana.

Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos. No local também funcionam duas escolas municipais.

Além do Bandeirante, o parque abriga também outros exemplares aeronáuticos, como a réplica do avião 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. O funcionamento para caminhada é das 4h às 22h. Já para uso do playground, o visitante pode utilizar o espaço das 7h às 20h. Informações pelo telefone 3921-7066.