Prefeitura redefine projeto e retoma obras do Teatrão
31/05/2017
Vista geral do Teatrão
O local será um novo espaço para a prática de esportes e para a formação de atletas em São José dos Campos Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos retomou, nesta semana, a obra do complexo Teatrão, na Vila Industrial (zona leste). A obra havia sido paralisada no final de janeiro para redefinições do projeto. De acordo com a Secretaria de Educação e Cidadania, o local será um novo espaço para a prática de esportes e para a formação de atletas na cidade.

O ginásio de esportes, com capacidade para aproximadamente 5 mil espectadores, ainda receberá aterramento para as instalações elétricas. O local atende os requisitos necessários para receber as modalidades esportivas de vôlei, basquete, handebol, capoeira, badminton, ginástica rítmica, futsal e esportes de lutas.

O objetivo é atender os alunos da rede municipal de ensino no local, incentivando a formação de novas equipes que possam representar São José dos Campos em competições estudantis estaduais e nacionais.

A parte inferior externa, ao redor do ginásio, onde seria uma creche - que foi projetada em local inadequado para as crianças - agora será destinada à prática esportiva, com a criação de salas para modalidades individuais como judô, jiu-jitsu, kickboxing, capoeira, tênis de mesa e xadrez. Ainda na parte externa do prédio, serão  disponibilizadas salas de professores, vestiários e banheiros amplos, além de espaço para alimentação.

A população joseense já conta também com uma pista para corrida e caminhada, com cerca de 300 metros de extensão, que está em funcionamento.

Centro de Ciências

Neste mesmo complexo, está inserido o Centro de Ciências, onde serão feitas ligações de rede de água e esgoto. O local recebe o nome de Casa do Saber “Marechal Aviador Casemiro Montenegro Filho”, que vai oferecer aos alunos da rede pública de ensino e à comunidade em geral, atividades interativas e exposições sobre ciências e cultura.

Creche

As crianças da região da Vila Industrial  deverão ser atendidas nas escolas próximas de suas residências. A Prefeitura está analisando a demanda de cada escola para ampliar o atendimento conforme a necessidade.

As obras do complexo Teatrão estão sendo realizadas pela Urbam e o novo prazo estipulado para o término é 20 de dezembro deste ano.