Mais de 270 mil joseenses participaram do Dia do Desafio
01/06/2017
Mais de 270 mil joseenses participaram do Dia do Desafio
Atividades aconteceram no Paço, unidades da Casa do Idoso e no Centro da Juventude e contou com a participação de 270 mil pessoas Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

São José dos Campos fechou o Dia do Desafio com a participação de 270.026 pessoas, que se mobilizaram para praticar atividades físicas por pelo menos 15 minutos na quarta-feira (31).

O número corresponde a 42,87% da população da cidade, que é de 629.921 habitantes (censo 2010). O município adversário deste ano, Piracicaba, mobilizou 65,82% dos cidadãos, mas com um número total de participantes menor: 255.652 pessoas. A população total da cidade conterrânea do interior paulista é de 388.412 (censo 2010).

Em São José, a Prefeitura criou uma programação especial para o Paço Municipal, unidades da Casa do Idoso e no Centro da Juventude para promover a importância das atividades físicas e aumento da qualidade de vida. No Parque da Cidade, o Sesc, que coordena o evento de forma geral, criou um circuito de atrações alusivos ao Sítio do Pica-Pau Amarelo direcionado a alunos da rede pública de ensino. As mais de 50 unidades esportivas do município mantiveram os itinerários de atendimento ao público, com aulas nas 36 modalidades oferecidas gratuitamente.

Participaram também da competição 200 escolas das redes municipal e estadual de ensino, 18 núcleos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e unidades militares, além do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal.

Conscientização

Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma disputa amigável e simbólica entre cidades do mundo todo.

O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras.

Neste ano, 20 países do continente americano participaram na disputa e todas as cidades participantes receberão o Certificado de Mérito Comunitário.