Maio Amarelo atinge mais de 12 mil pessoas em ações diversas
01/06/2017
Maio Amarelo atinge mais de 12 mil pessoas em ações diversas
Diversas ações foram realizadas na Secretaria de Mobilidade Urbana e com parceiros apoiadores, contando com 6.200 pessoas Foto: Charles de Moura/PMSJC

Secretaria de Mobilidade Urbana

Cerca de 12 mil pessoas foram envolvidas diretamente nas ações do Movimento Maio Amarelo, promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos. Entre eles, estão servidores, estudantes, funcionários de empresas, pedestres e motoristas.

As blitze do programa Lei Seca, em parceria com o Detran (Departamento Nacional de Trânsito, polícias Civil, Científica e Militar e Corpo de Bombeiros, abordaram 178 motoristas para conscientizar sobre os riscos de beber e dirigir.

Também foram realizadas ações nos bares, em parceria com Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informando sobre custos e o impacto de um acidente de trânsito no sistema de saúde por meio da entrega de uma conta com as despesas de um acidente. A ação atingiu 1.330 pessoas.

As palestras educativas realizadas em escolas, faculdades, empresas e para servidores municipais contou com 1.500 pessoas participantes. As palestras abordaram temas referentes à segurança no trânsito, como estímulo ao uso de equipamentos de segurança, mistura perigosa de álcool e direção, atitudes responsáveis no cotidiano e escolhas seguras no trânsito, visando a preservação de vidas.

Já as exposições, contaram com a presença de 760 pessoas. As exposições tiveram por objetivo orientar sobre o uso correto dos equipamentos de segurança, das cadeirinhas para crianças, ações com bafômetros e entrega de etilômetros descartáveis, ações de primeiros socorros e a utilização de um simulador em condições adversas e perigosas no trânsito.

A atividade Travessia Segura, onde 20 voluntários da Casa do Idoso Centro orientaram pedestres e motoristas sobre o respeito, estimulando a convivência saudável, atuando em várias faixas de pedestre na cidade. Cerca de 200 pessoas foram abordadas.

Diversas ações institucionais foram realizadas na Secretaria de Mobilidade Urbana e com parceiros apoiadores ao movimento, contando com 6.200 pessoas.

Eventos variados foram realizados marcando o apoio ao Maio Amarelo, como oficina de laços, celebração da década de ação pela segurança no trânsito, campanha de doação de sangue e caminhada com alunos da rede municipal de ensino, tendo a adesão de cerca de 2.300 pessoas nessas ações.

As ações integraram o conjunto de atuações do Maio Amarelo, que foram realizadas no município durante todo o mês. O movimento é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da população para os índices de mortalidade no trânsito e provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Ao longo do ano, a Prefeitura de São José dos Campos continua a desenvolver ações para mobilizar e conscientizar a população para um trânsito mais seguro para todos.